domingo, 27 de abril de 2008

Primeiro contato

Criei este blog para poder compartilhar minhas análises de ativos da bolsa de valores utilizando análise técnica. Além disso, vou procurar postar alguns artigos sobre aspectos do trabalho de um trader que possam ajudar os que estão começando e também os que já têm algum tempo de estrada. Por outro lado, estarei aberto a críticas e visões diferentes dos que me derem o prazer de acompanhar meus posts. Acho que tenho muito a ganhar com a discordância, vai me fazer rever meus conceitos e estudos. Espero ser bastante útil e espero aprender também.

Tenho 37 anos, sou publicitário, casado, uso Análise Técnica há quatro anos e há três anos vivo exclusivamente de operar meu próprio dinheiro. É um trabalho extremamente prazeroso, mas não é a moleza que a maioria pensa que é. Comecei em 2004, após cansar de ler sobre os ganhos estratosféricos dos outros na bolsa em 2003. Fiz meu primeiro curso, depois mais um, mais outro, mais um livro, mais uma apostila e então passei a cuidar da minha própria grana.

Em março de 2005 aconteceu algo que mudou minha vida. Fui demitido de um bom emprego, onde tinha um bom salário, mas estava acomodado, infeliz. Tomaram por mim a decisão de mudar de vida e ser mais feliz em relação ao meu trabalho. Após o período inicial difícil, sim - perder o emprego dói -, me vi cercado de oportunidades de voltar ao mercado de trabalho na minha área. Por outro lado, vinha desenvolvendo algumas idéias de montar um negócio próprio. Aos poucos fui percebendo que poderia viver especulando com meu próprio dinheiro. Montar meu negócio ficou para depois. Se é que este depois irá chegar.

Muitas burradas depois, muitos acertos também, posso garantir que o saldo foi bastante positivo. Deixei de ser publicitário, virei trader e passei a ganhar mais. Trabalho em casa, algo de que gosto muito. Sou disciplinado, tenho meus horários, mas me permito, às vezes, ter uma rotina flexível. Aprendi que operar mais não significa ganhar mais. Passo muito tempo analisando e pouco operando. Meu desafio é operar cada vez menos e ter cada vez mais retorno e menos desgaste emocional. Mais à frente escreverei um artigo sobre isso, podem me cobrar.

Então, para finalizar este primeiro papo, não esperem "dicas". Esperem análises responsáveis. Em algumas acertarei, mas em outras errarei. Nas que eu estiver errado tenham certeza de que eu usei o stop e saí da posição mesmo tendo prejuízo. Espero acertar mais do que errar, até porque não existe trader infalível. O infalível não aceita o uso do stop, porque ser stopado com prejuízo é admitir que errou. Stopar no lucro, o stop de proteção dos ganhos, é mole. O duro é sair de uma posição perdedora, saber que alguém levou seu dinheiro. E quem não stopa vira investidor, deixa de ser trader.

Bom, já estou entrando num próximo post, o uso do STOP.

Acho que, feita a apresentação, vou começar com a análise de alguns ativos.

Um grande abraço.