sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Análise diária - Sexta, 21 de novembro

Índice Futuro - No momento, - 4,57, indicando uma abertura em forte queda. Os futuros americanos estão em +3% , no momento.

IBOV - Mercado testou e perdeu o suporte, em 33.650 pontos. O feriado ontem da nossa bolsa foi bastante ruim para quem está comprado. Como ontem foi um dia de acentuada queda nos EUA, por aqui isso está sendo refletido hoje.
Vai abrir com um enorme gap de baixa, mas como o mercado americano deve abrir em alta, os traders mais agressivos podem entrar na compra usando um gráfico de 15 minutos, visando um day-trade curto ou deixar correr um pouco mais, mas com realização aprcial curta e stop no ponto de entrada.

PETR4 - A perda dos 19,87 abriu venda com stop no ponto de entrada. Objetivo inicial em 18,15 , onde vale uma realização parcial.

VALE5 - Perdeu o fundo, em 22,87 e agora ruma ao próximo suporte, em 22,00.

USIM5 - O stop da posição comprada foi acionado ao perder a mínima, em 20,80. Trade encerrado com pequeno prejuízo.

CSNA3 - A estratégia era comprar ao romper a máxima de terça , mas como não aconteceu, continuamos de fora.

GGBR4 - Ativo perdeu os 13,04, o extremo inferior do que parecia ser uma congestão. Próximo suporte em 12,33 já foi alcançado e perdido. Próximos suportes em 11,67 e 10,65. Quem foi agressivo e comprou teve o stop acionado.

ITAU4 - Quem foi agressivo e comprou apostando que o suporte da congestão iria segurar os preços , teve o stop acionado ao perder os 23,52.

MMXM3 - Stop de recompra da posição restante ajustado para ficar acima da máxima de quarta, em 3,58.

BRKM5 - Papel continua se segurando bem, fechando com um candle de reversão, um martelo. Vamos ver se vai se segurar com esta abertura feia de hoje. Stop continua abaixo de 6,60.

NATU3 - Em terciária de alta, rompeu a resistência em 19,80 e fez o pullback até este ponto, gerando compra. Stop continua abaixo de 19,31. Objetivo em 21,70, onde vale uma realização parcial.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Análise diária - Quarta, 19 de novembro

Índice Futuro - No momento, +0,87, indicando uma abertura estável.

IBOV - Mercado acabou tendo mais um dia de forte queda. Perdeu a mínima de segunda e encostou no forte suporte , em 33.650 pontos. Mercado se encontra sobre-vendido no curtíssimo prazo, mas devemos aguardar um sinal mais consistente para operarmos o possível repique.


PETR4 - Perdeu o fundo, em 19,87 e agora pode testar o próximo, em 18,11. A perda dos 19,87 abriu venda com stop no ponto de entrada


VALE5 - Testou o forte suporte, em 22,87. Um candle de reversão neste ponto ou um pivotzinho de alta num gráfico intraday pode gerar compra. Se perder este suporte, o próximo fica em 22,00


USIM5 - Resistiu bem à sangria do mercado e do setor siderúrgico durante todo o pregão, mas cedeu no final. O stop da posição comprada continua abaixo da mínima de sexta, em 20,80.


CSNA3 - Perdeu a mínima de segunda e o stop foi acionado. Acabou fechando com uma estrela e respeitando o suporte. Se romper a máxima de ontem pode gerar nova compra com stop abaixo de 21,20

GGBR4 - Se segurou na região de 13,04. A perda deste ponto levaria o papel até os 12,33. Parece estar no meio de uma congestão com os extremos em 13,04 e 15,90. Os trades mais agressivos já entraram na compra . A vantagem é o stop curto, mas é uma operação arriscada.


ITAU4 - Testou extremo inferior do que parece ser uma congestão e gerou compra agressiva com objetivo na resistência em 26,85. Stop curto, abaixo de 23,52, mínima de ontem.


MMXM3 - Stop de recompra da posição restante fica agora acima da máxima de ontem, em 3,61.


BRKM5 - Papel se segurou bem, apesar da derretida do mercado. Stop continua abaixo de 6,60.

NATU3 - Um dos poucos ativos em terciária de alta. Rompeu a resistência em 19,80 e fez o pullback até este ponto, gerando compra. Stop abaixo de 19,31

Análise diária - Terça, 18 de novembro

IBOV - Fechou o dia com mais um doji. Muita volatilidade favorecendo day-traders. Para swing não vejo o mercado apontando uma direção.

PETR4 - Testou novamente o fundo, em 19,87. se perder este ponto, próximo objetivo no fundo em 18,11

VALE5 - Abriu em gap que foi fechado ao longo do dia, como vários outros ativos. O gráfico parece pouco claro, nada a fazer no momento.

USIM5 - Stop da posição comprada continua abaixo da mínima de sexta, em 20,80. Ontem abriu abaixo, mas antes da primeira hora já havia fechado. Setor demonstra pouca força.

CSNA3 - Quem comprou na superação da máxima de quinta, stop fica agora abaixo da mínima de ontem, em 22,01.

MMXM3 - Realizamos mais um pedaço da posição, em 3,60. O estreitamento das bandas de bollinger no gráf. de 60 minutos indicava um movimento mais forte e ele aconteceu pra baixo.

CYRE3 - Stop acionado ao perder a mínima em 7,05. Trade encerrado com prejuízo.

BRKM5 - Os trades mais agressivos já puderam comprar perto de 6,60. Stop curto, abaixo deste fundo.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Análise diária - Segunda, 17 de novembro

Índice Futuro - No momento, -3,70%, indicando uma abertura em forte baixa.

IBOV - Testou a zona de suporte em 33.650 pontos e voltou a subir, encontrando a MM21 agora como resistência. Fechou a sexta com um doji em cima desta média. Perdendo a mínima do doji, deve testar novamente o suporte. Mercado continua em tendência secundária e terciária de baixa. Por mais baratos que pareçam os preços, operar na compra é, por enquanto, operar repiques.

PETR4 - Depois da estrela formada na quinta, a estratégia seria comprar na superação da máxima deste candle. Quem comprou tem o stop abaixo da mínima de sexta, em 19,87. Quem vendeu na perda do suporte, em 22,22, foi stopado ao superar a máxima de quinta. Trade de venda iniciado dia 12 e encerrado com bom lucro para um swing de 3 dias.

VALE5 - Gerou venda ao perder o suporte em 23,77. Stop de recompra ficava acima da máxima de quinta, em 24,86. Stop acionado na sexta. Acabou encerrando o dia abaixo, mas já tínhamos sido estopados.

USIM5 - Stop de recompra da posição restante (de um trade na venda aberto semana passada) acionado ao superar a máxima de quinta, em 22,87. Trade de venda encerrado com ótimo lucro. Quem comprou na superação da máxima do martelo de quinta tem o stop agora abaixo da mínima de sexta, em 20,80

CSNA3 - Stop de recompra da posição restante (de um trade de venda iniciado semana passada) acionado ao superar a máxima de quinta. Trade encerrado com ótimo lucro. Quem comprou na superação da máxima de quinta, stop fica agora abaixo da mínima, em 21,20

MMXM3 - O stop de recompra da posição vendida restante continua acima de 4,18, máxima de quinta. Não acionou stop na sexta, pois a superação foi antes da primeira hora, quando evitamos operar. Se chegar em 3,60, podemos realizar mais um pedaço da posição. Se superar os 4,18 gera compra. No gráfico de 60 minutos vemos as bandas de bollinger se estreitando, pode vir um movimento mais forte.

CYRE3 - Papel extremamente sobrevendido e em cima de um forte suporte. Gerou compra na quinta ao superar a máxima de quarta. Stop continua abaixo de 7,05

CMIG4 - Superou a resistência em 35,70. Um pullback até esta região com um candle interessante pode gerar compra. Eu acho o setor meio complicado de operar no curtíssimo prazo, mas é um dos que mais resistem à crise.

ITAU4 - Parece estar no meio de uma congestão, cujos extremos são 23,72 e 27,26. Podemos operar os extremos, mas o espaço não é dos maiores.

BRKM5 - Continua testando o suporte em 6,60. Um candle de reversão de menor amplitude pode gerar uma compra contra-tendência interessante. Os trades mais agressivos podem comprar perto deste suporte e colocar o stop curto.

LAME4 - Se encontra numa congestão estreita entre 5,70 e 6,60. Se perder o fundo desta congestão gera venda. Se romper a máxima eu esperaria um pullback, já que a tendência é de baixa.

VCPA4 - Papel parece estar formando um fundo triplo. A superação de 17,15 gera compra com stop abaixo do fundo, em 15,70.

domingo, 16 de novembro de 2008

Análise semanal - 17 a 21 de novembro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais.
As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima do ponto de entrada sugerido nos ativos abaixo.
Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento. É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.
Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.

Clique na imagem para ampliá-la



IBOV - Perdemos a mínima da estrela da semana retrasada, fizemos um fundo em 33.645 pontos e fechamos com uma nova estrela. Se perdermos esta mínima poderemos testar novamente a região dos 29.500 pontos. Por outro lado, se rompermos os 41 mil pontos sem perder este fundo faremos um pivot de alta no semanal. Enquanto não fizermos o tal pivot de alta, todo trade de compra em um prazo um pouco mais longo será arriscado.

PETR4 - Ativo em secundária de baixa. Pra quem apostou no trade contra-tendência, foi acionado o stop que estava abaixo de 22,22. Se perder os 19,87 pode testar o fundo em 17,80. Prefiro continuar de fora até clarear o cenário.

VALE5 - Ativo em secundária de baixa. Perdeu a mínima da semana passada , em 23,75 e pode ter formado um novo fundo em 22,87. Se superar a máxima da semana retrasada, em 28,35, faremos um pivot de alta. Também não vejo entrada clara.

ITAU4 - Ativo em secundária de baixa. Por pouco o stop da posição comprada que estava (e continua) abaixo de 23,78 não foi acionado. Se perder a mínima da semana passada , em 23,70, gera venda com objetivo por volta de 17,50.
USIM5 - Secundária de baixa. Não gerou compra contra-tendência , pois não houve o rompimento da máxima da semana passada. Ativo continua em queda livre.
GGBR4 - Ativo em secundária de baixa, fechou a semana com um doji. Se perder a mínima, em 13,17, gera venda com objetivo por volta de 11,20 e stop de recompra acima da máxima do doji, em 15,27