quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Análise diária - Sexta, 3 de outubro

Índice Futuro - No momento, - 1,47%, indicando uma abertura em baixa.



IBOV -A abertura do índice futuro já sinalizava um dia baixista , mas exageraram na dose. Mais uma vez o mercado recuou com força e já testando o suporte na casa dos 46 mil pontos. Se perdido, o próximo fica na região dos 41.500 pontos. Algumas operações de venda serão incluídas nas análises dos ativos a partir de hoje. Hoje serão apenas "as de páreo corrido", ou seja, já aconteceram, então só contam como exercício de visualização.



PETR4 - Ativo corrigiu com força e agora pode ir em busca do próximo suporte em 30,20. A resistência mais próxima está no topinho deixado para trás em 35,13. Nada a fazer no momento.



VALE5 - Ativo em tend. de baixa, tanto semanal como diária. Quem opera na venda entrou ao perder a mínima de quarta em 30,91 e já realizou parte do lucro. Se testar o fundo em 29,09, mais uma realização. Se fizer um candle de reversão neste patamar, poemos tentar uma compra contra-tendência



CSNA3 - Ativo em fortíssima tendência de baixa. Testou e chegou a perder no intraday o suporte em 36,20. Um candle de reversão nesta região pode até gerar uma entrada contra-tendência, mas o papel não inspira nenhuma confiança pra operarmos na compra. Quem opera na venda entrou ao perder a mínima de quarta e já realizou boa parte da posição ao testar o fundo mencionado.



USIM5 - Gerou uma boa oportunidade de venda ao perder a mínima de quarta em 38,71. Objetivo que era no fundo anterior já foi atingido e boa parte da posição já foi realizada.



BVMF3 - Após mais uma realização parcial na resistência em 9,10 , o stop da posição restante foi acionado ao perder a mínima da primeira hora de ontem. Trade encerrado com lucro.



SDIA4 - Stop da posição restante abaixo de 5,97 (um fundo no gráfico de 60 minutos) foi acionado. Trade encerrado com bom lucro. Quem quis dar mais espaço pro ativo evoluir, tem o stop abaixo da mínima de ontem em 5,91.



TAMM4 - Um dos poucos ativos em tendência terciária e secundária de alta. Só cedeu à derretida do mercado ontem aos 45 mins.do segundo tempo. Um recuo até 36,25 , um topinho anterior, com candle de reversão, pode gerar uma entrada mais segura



CMIG4 - Outro ativo demonstrando muita força. Caiu bem pouco ao compraramos com o resto do mercado. O problema é que é um setor com amplos candles e com várias violinadas, mas vale uma atenção especial. Por enquanto, é só pra observar. Um novo teste de 36,60 - 36,80 com candle de reversão pode gerar entrada

Análise diária - Quinta, 2 de outubro

Índice Futuro - No momento, - 2,24%, indicando uma abertura em forte baixa.

IBOV -Mercado continuou mostrando sua volatilidade, mas acabou fechou estável ontem. Formou um doji-libélula que indicaria uma continuação do movimento de alta, mas acho que teremos mais um pregão volátil ou em queda, visto a abertura do índice futuro. Próxima resistência entre 51.900 e 53.100 pontos. Suporte na casa dos 46 mil pontos

PETR4 - Quem estava posicionado, após fazer a realização parcial na própria terça, foi stopado ontem ao perder a primeira hora de pregão ou no ponto de entrada de terça. Trade encerrado com pequeno lucro. Continuo achando que seria melhor aguardar o rompimento da resistência em 36,07 pra uma nova entrada.

VALE5 - Quem estava dentro foi stopado ao perder a mínima da primeira hora. Por isso que é fundamental neste mercado nervoso como ao atual, a estratégia de realizações parciais. Não gerou entrada pros que estavam fora rumo ao fechamento do gap em 33,72 pois não rompeu a máxima de terça durante o pregão. Trade encerrado com pequeno lucro.

CSNA3 - Quem estava dentro foi stopado ao perder a mínima de terça em 38,20. Trade encerrado com prejuízo. O mais prudente talvez tivesse sido colocar o stop no ponto de entrada. Assim ficaríamos no zero a zero. Impressionante como o papel mostra fraqueza.

USIM5 - A superação da máxima do harami de terça gerava entrada, mas isso não ocorreu e por isso continuamos fora.

BVMF3 - Quem entrou na terça usando a estratégia da primeira hora se deu bem. Papel desenvolveu ainda mais e testou a resistência em 9,10 permitindo mais uma realização parcial. Stop da posição restante fica abaixo da mínima de ontem e em seguida, na mínima da primeira hora de hoje.

SDIA4 - Os mais arrojados que entraram ao romper a máxima da primeira hora de terça em 5,55 já puderam realizar parte da posição ontem. Stop da posição restante abaixo de 5,97, um fundo visualizado no gráfico de 60 minutos. Em seguida, acho que vale levantar o stop pra mínima da primeira hora de hoje. Trade já deu um belo lucro. Agora é só administrar o stop.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Análise diária - Quarta, 1 de outubro

Índice Futuro - No momento, + 0,80%, indicando uma abertura em alta.


IBOV -Após um dia catastrófico, a recuperação. O Ibov testou o suporte em 46.000 pontos na segunda e ontem repicou com força. Mercado está extremamente volátil, vamos do céu ao inferno em pouquíssimo tempo. Com o fechamento de ontem existe a expectativa de mais um dia de alta, mas no atual momento tudo pode acontecer. Realizações parciais e stop no ponto de compra após o papel ter andado razoavelmente são o melhor jeito de garantir o lucro nas operações.


PETR4 - Deixou uma longa sombra inferior na segunda e ontem confirmou sua força, fechando na máxima. Traders mais agressivos entraram ao romper a máxima da primeira hora e já puderam fazer uma realização parcial. Stop no ponto de entrada. Com a alta de ontem o papel já se encontra próximo da resistência em 36,05. Acho que seria melhor aguardar o rompimento desta resistência.


VALE5 - Ativo, após perder o fundo anterior em 32,10, repicou com vontade. Mesma estratégia pôde ser usada ontem: entrada ao romper a máxima da primeira hora. Quem está dentro já pôde realizar parte da posição também. O rompimento da máxima de ontem também gera entrada hoje com stop inicial abaixo da mínima de ontem. Após a primeira hora vale a pena subir o stop pra mínima do dia. Objetivo inicial no fechamento do gap em 33,72


CSNA3 - Mesma estratégia de Petro e Vale: entrada ao romper a máxima da primeira hora. Formou ontem um harami, cuja superação da máxima, em 40,75 hoje gera entrada pros que ainda estão fora. Stop na mínima de ontem em 38,20 e objetivo inicial no fechamento do gap em 42,50.


USIM5 - Fechou o gap aberto e formou um candle de pequena amplitude, um harami, cuja superação da máxima em 40,78 gera entrada. Stop na mínima de ontem em 38,90. Objetivo inicial em 43,15.

BVMF3 - Após um enorme tombo na segunda, papel repicou ontem com força. A estratégia da primeira hora também pôde ser usada. Agora já se encontra muito esticado, acho uma entrada arriscada. Um novo teste do suporte em 7,20 e candle de reversão seria a oportunidade esperada.


SDIA4 - Extremamente sobrevendida, fora da banda de bollinger inferior, IFR no chinelo etc. Um candle de reversão foi formado ontem e a superação da sua máxima pode gerar entrada contra-tendência . Os mais arrojados já anteciparam a entrada comprando ontem ao romper a máxima da primeira hora em 5,55. Este é um papel que requer nervos de aço, visto sua queda dias atrás. Menos capital e stop curto.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Análise diária - Terça, 30 de setembro

Índice Futuro - No momento, + 1,13%, indicando uma abertura em alta.



IBOV - O índice futuro de ontem já dava o tom do pregão. Mercado não resistiu à queda do mercado americano e caiu feito um tijolo. Chegou a perder o suporte em 46 mil pontos, mas fechou um pouco acima. De qualquer modo, a expectativa é de mais queda, o próximo suporte fica em 41.500 pontos, aproximadamente.



PETR4 - Papel abriu em gap que foi rapidamente fechado, dando chance de stoparmos na posição pretendida. Quem esperou a primeira hora pra marcar a mínima foi stopado também. No fim do pregão houve aumento da pressão compradora, deixando uma longa sombra inferior. É um papel pra se acompanhar, ele está muito mais forte que as demais commodities.



VALE5 - Ativo testou e perdeu o fundo anterior em 32,10. Fechou o pregão já testando um fundo mais abaixo, em 30,30. Por enquanto, nada a fazer. Um candle de reversão nessa região pode gerar uma entrada contra-tendência.



CSNA3 - Não aconteceu a superação da máxima de sexta em 44,50 e, portanto, não gerou entrada. Próximo suporte em 35,05, um topo anterior mais distante, mas o principal suporte fica em 30,80.



USIM5 - Fechou o gap aberto em 40,50 e se aproximou do fundo em 36,16. Agora falta um candle de reversão pra pensarmos em uma entrada contra-tendência.



BVMF3 - Quem ainda estava posicionado foi stopado ao perder a mínima de sexta. Se quis esperar a primeira hora e marcar a mínima foi também stopado, com um prejuízo maior, mas infinitamente menor de que se não tivesse colocado stop.


SDIA4 - Extremamente sobrevendida, fora da banda de bollinger inferior, IFR no chinelo. Um candle de reversão e a superação da sua máxima pode gerar entrada contratendência bem arrojada.

O momento é de extrema cautela. Nada de assumir grandes posições ou para um prazo mais longo. Operações de day-trade podem ser feitas. E quem opera na venda também pode fazer bons trades. A tendência é de baixa, portanto, operações em direção à tendência são as de venda.

Análise diária - Segunda, 29 de setembro

Índice Futuro - No momento, - 4,87%, indicando uma abertura em forte queda.

IBOV - A expectativa de um novo teste do topo anterior em 53.200 pontos ficou ameaçada com o candle de sexta. Ficou ainda pior com o índice futuro hoje abrindo num grande gap de baixa . Várias operações iniciadas na quinta foram stopadas na própria sexta. A estratégia do gap comentada na sexta deu certo para vários ativos, exceto para CSNA3. Nas demais, o trade durou menos de uma hora e pudemos fazer de 0,5% a 1%. Hoje não acho que seja uma boa idéia, o gap é muito amplo, acredito que não feche hoje. Mercado continua extremamente traiçoeiro.

PETR4 - Trade iniciou na quinta e foi em parte fechado na quinta mesmo. Stop da posição restante ficou abaixo da mínima de quinta em 34,92. Como abriu em gap fomos stopados na volta. Quem cancelou o stop está com um problema hoje, visto que vai abrir bem abaixo deste ponto. O melhor a fazer é ir ajustando o stop pra mínima do candle anterior nos 60 minutos ou 30 minutos.

VALE5 - A entrada foi gerada na superação da máxima do harami de quarta. Stop na mínima de quinta ou no ponto de entrada para , no mínimo, ficarmos no zero a zero. Mercado deu chance de sermos stopados em ambos os casos.

CSNA3 - Papel continua demonstrando muita fraqueza. Abriu em gap de baixa que ainda não foi fechado. Encerrou o pregão de sexta formando um quase martelo. A superação da máxima em 44,50 gera entrada visando o fechamento do gap.

USIM5 - Continuo preferindo aguardar o fechamento do gap aberto em 40,50 pra pensar em alguma estratégia.

BVMF3 - Entrada acionada na quinta e realização parcial no mesmo dia perto de 9,20 Stop da posição restante que estava abaixo da mínima de quinta ou no ponto de entrada foi acionado no movimento de volta após a abertura em gap de baixa na sexta. Quem desativou o stop para não ser stopado na volta também está com problemas hoje. O ideal é manter a calma e ir subindo o stop pras mínimas de cada candle de 60 minutos.

Operações de day-trade podem ser a pedida hoje, visto que a volatilidade deve ser grande. Mas com menor exposição e stops curtos.

Análise semanal - 29 de setembro a 3 de outubro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais. As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima do ponto de entrada sugerido nos ativos abaixo.
Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento. É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.
Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.

PETR4 - A entrada foi acima de 33,20 duas semanas atrás. O objetivo inicial em 36,00 já foi alcançado e pudemos fazer a realização parcial. Stop da posição restante fica abaixo de 32,56, mínima da semana passada.

VALE5 - Papel em secundária de baixa. Continua trabalhando num retângulo em fundo, cujos extremos são 32,05 e 39,45. Uma entrada mais segura (e com mais espaço pela frente) seria ao romper os 39,50 em fechamento. Stop abaixo de 33,36 , mínima da semana pasada

GGBR4 - Ativo em secundária de baixa. Gera entrada contra-tendência ao romper a máxima da semana passada em 26,43. Stop abaixo da mínima da semana retrasada em 21,80. Objetivo inicial no topo anterior (com realização parcial), em 30,80.

USIM5 - Ativo em secundária de baixa. Gerou entrada contra-tendência ao romper a máxima da semana retrasada em 47,10. Stop abaixo da mínima da semana retrasada em 36,16. Mantenho stop neste ponto, visto que existe um gap aberto, visualizado no gráfico diário. Objetivo inicial (com realização parcial) no topo anterior, por volta de 57,90.

CSNA3 - Gerou entrada semana retrasada ao romper a máxima do doji-libélula (semana anterior) em 51,00. Foi uma entrada contra-tendência , já que o papel está em tendência secundária de baixa. Stop abaixo da mínima da semana passada em 42,14. Objetivo inicial no topo anterior (com realização parcial) por volta de 57,30.

TRPL4 - Gerou entrada na semana retrasada ao romper a máxima da semana anterior em 45,00. Trade evoluiu e o stop já pôde ser ajustado pra ficar abaixo da mínima da semana passada em 45,13. Trade já encontrou seu ponto de equilíbrio, ou seja, o stop está no mesmo ponto da entrada. Se formos stopados ficaremos no empate.

FESA4 - Ativo parece ter achado suporte na banda de bollinger inferior e MM55. Formou um doji semana passada. A superação da máxima em 12,09 gera entrada com stop na mínima em 10,75. Objetivo inicial em 14,15, um fundo anterior que agora serve como resistência.