sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Análise diária - Sexta, 5 de agosto

Índice Futuro - No momento, - 1,54%, indicando uma abertura em baixa acentuada.

IBOV - Mercado ontem teve mais um dia de pânico e perdeu seu principal suporte em 53 mil pontos. A queda foi tão acentuada que ultrapassou também a sombra formada no dia 19 de agosto em 52.400 pontos. Como dito ontem, mercado se mostrava muito arriscado pra compras e agora ainda mais. Estamos com as tendências terciárias e secundárias em baixa . Até acredito num eventual repique pra cima nos próximos dias, devido ao estado sobre-vendido do mercado. Operações de compra atualmente são contra-tendência e devem ser feitas somente com set-up muito claro e menos capital.

PETR4 - Ativo com secundária e terciária de baixa. Perdeu o suporte intermediário em 31,85 e agora deve testar os 30,85 - 31,00. Este é um suporte muito importante. Um candle de reversão nesta região pode até gerar entrada, devido ao estado sobre-vendido do papel, mas deve ser feito com menos capital e stop curto.

VALE5 - Ativo com secundária e terciária de baixa. Perdeu suporte em 36,50 e agora pode testar o próximo suporte em 34,00. Apesar do estado sobre-vendido, papel não se encontra próximo a nenhum suporte. No momento, nada a fazer.

EMBR3 - Stop acionado ao peder a mínima de quarta em 14,40. Por muito pouco não chegou no objetivo inicial traçado, onde realizaríamos parte da posição, mas acionou o plano B. Trade encerrado com ótimo lucro, principalmente no cenário atual. O curioso é que ontem fez um pullback tardio, mas num único movimento ao testar a antiga resistência em 13,50. Quem ainda tinha uma ordem de compra por ali na vaga esperança pôde fazer um day-trade espetacular.

BBDC4 - Continua trabalhando dentro de uma congestão. A superação da resistência em 30,60 (ou 30,80, se contarmos uma sombra superior) ou o novo teste do suporte em 28,85 pode gerar entrada.

CMIG4 - Papel perdeu o suporte em 33,70 e desconfigurou nosso plano que era comprar se fizesse um candle de reversão nesta região .

USIM5 - Ativo perdeu o fundo em 51,06, onde aguardávamos um candle de reversão que poderia gerar entrada. Próximo suporte por volta de 47,00.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Análise diária - Quinta, 4 de setembro

Índice Futuro - No momento, + 0,28%, indicando uma abertura em leve alta.

IBOV - O índice perdeu o limite inferior da congestão em 54.300 pontos e foi testar o principal suporte em 53 mil pontos. A perda deste patamar pode levar o índice até a sombra formada no dia 19 de agosto em 52.400 pontos. Mercado se mostra muito arriscado pra compras. Em função da alta volatilidade, operações de day-trade são as mais lucrativas no momento, porém embutem um risco muito maior.

PETR4 - Perdeu o suporte em 33,50 e ontem foi próximo a 31,85. Perdendo este patamar deve testar os 30,85 - 31,00. Um candle de reversão num destes pontos de suporte pode até gerar entrada, mas no momento o melhor a fazer é ficar de fora.

VALE5 - Seguindo o nosso plano, a superação da máxima de terça pode ter gerado entrada ontem para alguns traders que compraram logo após a primeira hora de pregão. O papel, porém, fez um movimento de volta com muita força e acionou o stop que estava na mínima do dia ou até (pros que deram mais folga) a mínima de terça. No momento, nada a fazer.

EMBR3 - Ativo encostou no nosso objetivo inicial em 14,70 , mas fechou o dia com um doji-lápide, um candle de reversão. O stop de toda a posição deve ser apertado e ficar abaixo da mínima de ontem em 14,40. Emtão meu plano é : se chegar nos 14,70, vendo metade da posição. Se cair abaixo de 14,40 stopo toda a posição.

BBDC4 - O ativo continua trabalhando dentro de uma congestão. A superação da resistência em 30,60 (ou 30,80, se contarmos uma sombra superior) pode gerar entrada.

GFSA3 - Trade encerrado ontem ao acionar o stop da pequena posição restante. Stop estava abaixo da mínima de terça em 25,01. Trade bastante lucrativo.

CMIG4 - Papel testa um suporte em 33,70. Um candle de reversão nesta região pode gerar entrada contra-tendência. Vale ficar de olho.

USIM5 - Após uma tentativa frustrada de fazer um pivot de alta, ativo perdeu um fundo intermediário em 53,50 e ontem testou um fundo em 51,06, chegando a perdê-lo no intraday. Um candle de reversão nesta região pode gerar entrada. Parece interessante.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Análise diária - Quarta, 3 de setembro

Índice Futuro - No momento, + 0,36%, indicando uma abertura em leve alta.



IBOV - O índice segue dentro da congestão, testando o limite inferior em 54.300 pontos. A formação de um candle de reversão perto deste suporte pode gerar uma oportunidade de entrada. A perda deste patamar pode levar o índice até os 52.400 pontos.



PETR4 - Perdeu o suporte em 33,50 e agora pode buscar os 31,85 e depois os 30,85. Um candle de reversão num destes pontos de suporte pode gerar entrada.



VALE5 - Ativo testou o fundo intermediário em 36,50. A perda deste ponto pode levá-lo até os 34,00. Fez um martelo invertido ontem e está na base da congestão. A superação da máxima de ontem pode gerar entrada com objetivo no topo da congestão em 39,30



EMBR3 - O stop de toda a posição já pode ser ajustado pra ficar abaixo da mínima de ontem em 13,94. Trade já deu lucro, não podemos mais devolvê-lo ao mercado.



BBDC4 - O ativo se encontra em tendência lateral, trabalhando dentro de uma congestão. O setor de bancos mostrou força ontem. O ativo parece formar um triângulo. A superação da resistência em 30,60 pode gerar entrada.



GFSA3 - Após termos feito duas realizações parciais, o stop da pequena parte que restou deve ser ajustado e ficar abaixo da mínima de ontem em 25,01



CSAN3 - Ativo em tendência terciária de baixa e agora testa o suporte em 23,90. Um candle de reversão pode gerar entrada contra-tendência.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Análise diária - Terça, 1 de setembro

Índice Futuro - No momento, - 1,29%, indicando uma abertura em baixa.

IBOV - O índice segue dentro da congestão, cujos extremos são 56.500 pontos e 54.300 pontos. Só o teste de um dos extremos pode gerar uma oportunidade mais clara para os papéis mais próximos ao Ibov: ou compramos perto do suporte ou aguardamos o rompimento da resistência. Operar o interior da congestão não é aconselhável. Ontem foi um dia de baixíssimo volume em função do feriado americano, e portanto, a não abertura das bolsas de lá. Qualquer movimento num dia fraco como ontem perde um pouco a confiabilidade

PETR4 - Stop da posição restante, pros que ainda estavam dentro, foi acionado ao perder a mínima de sexta. Trade encerrado com algum lucro, graças à estratégia de saídas parceladas. Suporte mais importante agora em 33,50 e resistência em 36,00. Melhor aguardar o teste de um dos extremos.

VALE5 - Abriu em gap, o que dificultou o stop da posição restante dos que entraram semana passada. Stop estava abaixo da mínima de sexta. De qualquer modo, quem estava dentro teve que vender abaixo do que gostaria, mas mesmo assim teve que ser feito. Trade encerrado com pequeno lucro, também em função da realização parcial feita na quinta-feira. Ativo mostrou alguma força no fim do pregão de ontem e fechou com um candle até convidativo para um trade curtíssimo visando o fechamento do gap. O problema era a volta do feriado americano hoje. O mercado tanto poderia abrir em gap de alta ou de baixa. Nesses casos, é melhor não fazer nada.

EMBR3 - O stop de 50% da posição já pode subir e ficar abaixo da mínima de ontem. A posição restante pode ter o stop na zona de compra. Caso sejamos stopados saíremos no zero a zero. Objetivo do trade continua em 14,70, mas não é garantido que vá chegar lá, obviamente. Vamos nos proteger, deixar de ganhar é muito melhor que perder.

BBDC4 - Stop que estava abaixo do fechamento do gap em 29,80 foi acionado e o trade encerrado com pequeno prejuízo ou pequeno lucro para os que realizaram metade da posição perto da resistência em 30,60. No momento, longe de uma das extremidades da congestão que são 28,80 e 30,60, então é só observação.

GFSA3 - Seguindo o plano traçado, vendemos parte da posição em 24,15. Papel decolou ontem e atingiu mais uma resistência importante em 25,80, onde pudemos realizar mais uma parte da posição restante. O stop da pequena parte que restou pode ficar abaixo de 24,60, ou 25,04, dois fundos intraday melhor visualizados no gráfico de 30 minutos.

CSNA3 - Não vejo ponto claro de entrada, no momento, mas o ativo demonstrou força ao suportar a queda do mercado como um todo. Vale uma especial atenção.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Análise diária - segunda, 1 de setembro

Índice Futuro - No momento, - 0,94%, indicando uma abertura em baixa.

IBOV - Sentimos a resistência em 56.500 pontos. Só ao rompermos a mencionada resistência entraremos em tendência terciária de alta. Aí poderemos operar na compra com mais segurança. Suporte mais próximo em 54.300 pontos

PETR4 - Ativo sentiu a resistência na cabeça do pivot de alta e recuou, fechando na mínima do dia. Stop da posição restante (pros que ainda estão dentro) fica abaixo da mínima de sexta. Suporte mais importante em 33,50.

VALE5 - Mesma situação de PETR4. Ativo testou a cabeça do pivot de alta e sentiu a resistência. Recuou com força, fechando na mínima do dia. Stop da posição restante (pros que entraram semana passada) abaixo da mínima de sexta.

EMBR3 - Ativo segue seu movimento de alta após romper resistência. Stop segue abaixo do fundo em 12,95. O avanço foi pequeno pra podermos subir o stop pra mínima de sexta, mas quem está assustado com o mercado pode colocar o stop de 50% da posição abaixo da mínima de sexta e deixar o restante com mais folga. Objetivo do trade em 14,70, aproximadamente.

BBDC4 - O ativo não chegou até a zona em que poderíamos fazer uma realização parcial (por volta de 30,80). Os cautelosos que aceitaram vender mais barato, fizeram bom negócio. Ativo recuou até fechar o gap em 29,80 e o stop fica abaixo deste ponto.

GFSA3 - Objetivo inicial continua em 24,15 , onde vale uma realização parcial. Por outro lado, temos que definir nosso ponto de stop e, para mim, fica abaixo da mínima de sexta em 23,00.

Análise semanal - 1 a 5 de setembro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais. As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima da máxima da semana passada nos ativos abaixo.

Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento. É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.

Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.


PETR4 - Primária de alta e secundária de baixa, na minha opinião. Alguns podem considerar a secundária como indefinida. Bateu num forte suporte por volta de 32,00 e gerou entrada semana retrasada ao romper a máxima da semana anterior em 34,41. No momento, temos duas estratégias: aguardar um recuo até a zona de aproximadamente 34,50 ou esperar romper a máxima da semana passada em 36,01. Stop abaixo da mínima da semana passada, em 33,47. Pra quem está dentro, seria prudente uma realização parcial na resistência formada pela MM55, que atualmente passa por volta de 38,08.

VALE5 - Primária de lado e secundária de baixa. Ativo recuou até o forte suporte em torno de 34,00. Deu entrada na semana retrasada ao romper a máxima da semana anterior em 37,15. Ou aguardamos recuar até 37,15, aproximadamente, ou aguardamos romper a máxima da última semana em 39,45. Stop abaixo da semana passada em 36,47.

GGBR4 - Ativo recuou até a MM55 e banda de bollinger inferior. Fez um harami na semana retrasada. Após várias semanas apenas aguardando o set-up ideal, deu entrada semana passada ao romper a máxima do harami em 30,48. Stop abaixo da mínima em 26,65. Ainda dá tempo de embarcar neste trade, a idéia é tentar comprar mais perto dos 30,48.

USIM5 - Recuou até a banda de bollinger inferior, mas existe um suporte ainda mais forte logo abaixo , por volta de 49,00. De todo modo, pode não recuar até lá. Gera entrada ao fechar qualquer dia acima da máxima da semana passada em 58,15 com stop abaixo do fundo em 51,06.

CSNA3 - Recuou até um pouco abaixo da MM55, formou um harami e deu entrada semana passada (pros que não deram muita folga) ao romper 56,75. Na quinta fechou em 56,85. Stop abaixo de 49,14.