sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Análise diária - Sexta, 8 de agosto

Índice Futuro - No momento, - 0,53%, prenunciando uma abertura em baixa.

IBOV - Tocou na resistência em 58 mil pontos, formada por um fundo anterior de julho, e recuou, fazendo um candle baixista. O ideal seria mais um ou dois dias de ligeira correção pra formar um novo fundo acima dos 55.500 pontos e depois romper os 60 mil pontos, fazendo assim um pivot de alta.

Dow Jones (DJI) - Sentiu a resistência em 11.600 - 11.700 pontos e recuou com vontade. Se voltar a subir a partir daí e ultrapassar a resistência configura um pivot de alta. Suportes em 11.300 e 11.100 pontos

PETR4 - Teve mais um dia altista, mas acabou fechando com um doji. No momento, não fecho entrada clara. Resistência está em 36,50 e o suporte em 31,70.

VALE5 - Continua no interior de uma breve congestão, com suporte em 35,10 e resistência em 39,90. Um novo teste deste suporte pode gerar entrada contra-tendência. Por enquanto, só acompanhamento.

CMIG4 - Stop acionado ao perder a mínima de quarta e também o fundo em 36,00. Trade encerrado com prejuízo.

BMEF3 - Continua testando o fundo por volta de 11,80. Trade ainda não evoluiu nem fomos stopados. Stop continua abaixo de 11,52.

CYRE3 - Stop da posição restante abaixo da mínima de ontem. Trade já deu lucro e não pode mais se tornar prejuízo. Resistência em 23,30 , suporte em 20,50.

CCRO3 - A expectativa era buscar os 32,25 , mas ainda não atingiu este patamar. Se chegar lá vale uma realização parcial. Stop deve ser ajustado para abaixo da mínima de ontem em 31,13 , assim garantimos algum lucro na operação caso sejamos stopados.

FFTL4 - Após a entrada terça ou quarta, atingiu o objetivo inicial em 96,40 e o seguinte em 98,50. Já deu oportunidade de fazermos uma realização parcial. Stop da posição restante abaixo da mínima de ontem.

USIM5 - Testou novamente o fundo anterior em 60,00 e formou um doji. Os mais corajosos já entraram ontem apostando neste candle de reversão. Os mais prudentes aguardam a superação da máxima de ontem pra entrar. Objetivo inicial no fechamento do gap aberto em 65,30. Stop está bem curto, abaixo dos 60,00.

MARI3 - Após rompimento da resistência com ótimo volume, papel recuou com força. Na análise de ontem falava da necessidade de achar um fundo intraday pra posicionarmos o stop. Como não tivemos nenhum fundo muito claro, não entramos e estamos só observando.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Análise diária - Quinta, 7 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 0,50%, prenunciando uma abertura em alta.

IBOV - Rompeu a resistência em 56.400 pontos e agora testa a próxima resistência em 58 mil pontos, formada por um fundo anterior de julho. Se romper, deve buscar os 60 mil pontos. Mais uma vez lembrando que a tendência continua de baixa. É necessário um pivot de alta. O ideal seria uma ligeira correção pra formar um fundo e posterior rompimento dos 60 mil pontos.

Dow Jones (DJI) - Fechou ontem com uma estrela em cima da resistência em 11.600 - 11.700 pontos. Se ultrapassar este patamar no fechamento configura um pivot de alta.

PETR4 - Rompeu a máxima de terça no intraday, mas fechou abaixo, formando uma estrela. Acho muito pouco claro o gráfico. Dá demonstrações de que agora vai, mas o papel ao longo do dia vai perdendo força. Acho, assim como Vale, que existem melhores alternativas.

VALE5 - Demonstrou força compradora na reta final do pregão de terça e no ínicio de ontem, mas não fechou tão bonita quanto gostaríamos. Um novo teste do suporte em 35,10 pode gerar entrada contra-tendência, mas o ideal seria esperar um pivot de alta

CMIG4 - Após a formação de um doji na terça que permitiu a entrada de traders, eu inclusive, fez um candle negativo ontem. Quem deixou o stop muito justo foi stopado. Pra quem ainda está no papel stop continua abaixo do fundo em 36,60. Se quiser dar um pouco mais de margem, pode fazer algo que eu não recomendo, ajustar o stop pra baixo e deixar ele abaixo da mínima de ontem.

BMEF3 - Fez mais uma estrela e parece que vai retomar seu caminho em busca da resistência em 12,80. Stop abaixo de 11,52.

CYRE3 - Confirmou o padrão mastro-bandeira e já deu oportunidade de uma realização parcial. Próximo objetivo em 23,30 , onde existe uma resistência.

CCRO3 - Pros que entraram ontem ou anteontem, seduzidos pelo stop curto fizeram bom negócio. papel teve boa alta e deve buscar os 32,25 , onde vale uma realização parcial. Stop continua abaixo do fundo em 30,10.

FFTL4 - Após um candle de reversão, um martelo, que possibilitou uma entrada terça ou ontem. Atingiu o objetivo inicial em 96,40 e agora deve buscar os 98,50

USIM5 - Conforme a expectativa, a abertura foi em gap. Na análise de ontem dizia que valia uma pequena realização logo na abertura. Pros que fizeram isso, o estresse da operação já foi reduzido. Papel acabou fechando feio, no negativo. Isso deu a oportunidade de comprar mais perto do stop aos atrasados.

MARI3 - Ótimo volume e rompimento da resistência. Quem quiser entrar agora tem que procurar um fundo no intraday pra posicionar seu stop.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Análise diária - Quarta, 6 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 1,29%, prenunciando uma abertura com boa alta.

IBOV - Auxiliado pelo Dow Jones, nosso índice teve um dia altista, a princípio apenas um repique dentro da tendência de baixa. O fundo anteriormente perdido em 56.400 pontos agora atua como resistência. A reta final do pregão demonstrou força compradora, alguns papéis devem abrir em gap de alta. Próximo suporte em 53.600 pontos. Setores elétrico e de aviação mais uma vez demonstraram força. Estes têm o comportamento normalmente oposto ao da Petrobras, que é o papel de maior peso no Ibov.

Dow Jones (DJI) - Belo dia de alta. Após 3 dias de queda o índice americano volta a testar a resistência em 11.600 pontos. Se ultrapassar este ponto configura um pivot de alta.

PETR4 - Ruma em direção ao próximo suporte em 30,50. Papel já se encontra bastante sobrevendido, mas não existe nenhuma sinalização mais efetiva que justifique uma entrada agora. Um candle de reversão ou um pivot menor na zona de suporte podem gerar entrada contra-tendência, mas por enquanto nada a fazer.

VALE5 - Após perder a mínima de segunda, o papel demonstrou alguma força compradora na reta final do pregão de ontem e fechou com uma estrela. Até pode gerar entrada ao superar a máxima de ontem, mas acredito que existam opções mais seguras no momento.

CMIG4 - Após ter atingido o suporte na zona de 36,60, formou mais um doji, quase uma estrela. A superação da máxima do doji de segunda gerou entrada ontem, mas ainda está dando oportunidade aos atrasados. Stop abaixo do fundo em 36,60.

BMEF3 - Atingiu a zona de suporte em 11,90 e chegou a perdê-la no fim do pregão. Acabou se recuperando e fechando acima deste patamar com uma estrela. Os mais ousados já entraram ontem, apostando neste candle. Os mais prudentes aguardam a superação da máxima de ontem. Stop abaixo de 11,52.

CYRE3 - Recuou até um suporte interessante em 20,50 após 3 dias de queda. Faltava o candle de reversão ou um pivot de alta num gráfico de 30 ou 60 minutos para operarmos com mais segurança. Acabou não ocorrendo nehum dos dois. Papel subiu reto na primeira hora do pregão, não dando chance de entrada. Parece estar formando um mastro-bandeira, melhor visualizado num gráfico intraday

CCRO3 - Recuou até a cabeça do pivot rompido, subiu com vontade no início do pregão, mas cedeu e fechou com um candle meio esquisito, um martelo invertido com longa sombra superior. Uma entrada próximo ao fechamento de ontem se justifica pelo stop curto, abaixo da mínima de sexta em 30,10.

FFTL4 - Papel parece ter encontrado suporte num fundo anterior mais afastado em 91,90. Fez um candle de reversão, um martelo (que poderia ter o corpo um pouco menor, pra ficar "de livro", mas pra mim já valeu uma entrada ontem ou hoje após superar a máxima de ontem. IFR em nível bem baixo ajuda a possibilidade de um possível repique, já que a tendência é de baixa. Objetivo inicial em 96,40 e depois em 98,50

USIM5 - Após perder o fundo anterior, papel parece ter encontrado suporte num fundo mais afastado em 61,00. Chegou a perder este patamar, mas demonstrou força na reta final do pregão. Fechou com uma estrela acima dos 61,00. É bem provável que a abertura seja em gap. Pra quem entrou ontem já vale uma pequena realização logo na abertura. Pros que estão fora, o ideal é acompanhar a primeira hora.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Análise diária - Terça, 5 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 0,1%, prenunciando uma abertura estável.

IBOV - Recuou com ainda mais força do que na sexta e perdeu o fundo em 56.400 pontos. Próximo suporte em 53.600 pontos. Poucas oportunidades de compra. Como postado ontem, momento é apenas de observação, salvo alguns papéis específicos em setores sem muita correlação com o índice. Setor elétrico e de aviação são os mais fortes.

Dow Jones (DJI) - Mais um dia de recuo, fechando com outra estrela. A probabilidade maior é a de testar e perder o fundo em 11.130, já que o índice americano está com as tendências em baixa, mas também pode voltar a subir nos próximos dias e ultrapassar a resistência em 11.600 pontos. No momento se encontra no meio de uma congestão.

PETR4 - Perdeu o suporte principal em 33,56. Próximo suporte em 30,50. No momento não vejo entrada clara, muito pelo contrário, o cenário é bastante delicado. As tendências secundárias e terciárias são de baixa, portanto, qualquer entrada agora seria contra-tendência.

VALE5 - Se na sexta o candle já tinha sido bem feio, o de ontem então foi horroroso. Perdeu o fundo em 36,20. Próximo suporte em 32,40. Nada a fazer pra quem opera comprado, só olhar e aguardar um set-up para uma entrada e saída rápidas.

CMIG4 - Atingiu o suporte na zona de 36,60 e formou um doji. A superação da máxima deste doji gera entrada. Nos últimos 3 pregões vem fazendo estrelas de pequena amplitude. Pouco capital, pois o mercado não está nada amistoso. Setor é um dos poucos que resiste à derretida do Ibov.

BMEF3 - Atingindo a zona de suporte em 11,90 formado por fundo anterior. Um candle de reversão neste patamar pode gerar entrada contra-tendência. Se o mercado estivesse ajudando, com as tendências em alta, já teria dado compra, mas atualmente devemos ser mais prudentes.

CYRE3 - Recuou até um suporte interessante em 20,50 após 3 dias de queda. Falta o candle de reversão ou um pivot de alta num gráfico de 30 ou 60 minutos.

CCRO3 - Recuou até a cabeça do pivot rompido, mas ainda sem fazer um candle de reversão. Vale apenas o acompanhamento, por enquanto.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Análise semanal - 4 a 8 de agosto

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais. As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima da máxima da semana passada nos ativos abaixo. Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento.É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores. Se a entrada acontecer na segunda-feira vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.

PETR4 - Primária de alta e secundária de baixa. Bateu num forte suporte em 33,80 e fechou a semana com uma estrela, quase um martelo invertido. Ao fechar qualquer dia desta semana acima da máxima da semana passada em 36,88 gera entrada.

VALE5 - Eu imagina ser bem pouco provável uma entrada semana passada, mas isto ocorreu na quinta-feira ao superar a máxima da semana anterior. Fechou a semana passada, porém, com um candle bem feio. De todo modo, stop fica abaixo do fundo em 36,18

MAGG3 - Subimos o stop mais um pouco pra ficar abaixo da última semana. Objetivo inicial no topo em 24,65, onde convém realizar parte da posição. Trade iniciado 3 semanas atrás já deu lucro e não pode mais se transformar em prejuízo.

FFTL4 - Primária e secundária de alta. Perdeu a MM21 e um suporte de 3 semanas atrás. Existe um outro suporte mais abaixo em 96,55. Ao superar a máxima da semana passada gera entrada com objetivo no topo histórico.

CSNA3 , USIM5 e GGBR4 - As três grandes siderúrgicas se encontram em tendência de baixa no semanal, atingiram suportes importantes e formaram candles de reversão. Apesar do setor demonstrar bastante fraqueza, a superação da máxima da semana passada em qualquer uma delas gera trade contra-tendência.

BBDC4 - Conforme planejado, stop da posição restante acionado ao perder a mínima da semana retrasada. Fechou com uma estrela. Como o espaço até o topo anterior não é muito grande, acho mais prudente aguardar um pivot de alta ao romper os 34,85

ITAU4 - Depois de realização parcial na MM21, stop da posição restante acionado ao perder a mínima da semana retrasada. Quem quis aproveitou o nível de preços ter atingido o set-up de entrada 3 semanas atrás e colocou o stop abaixo da mínima da semana passada em 31,52. Objetivo inicial no topo anterior em 34,70 - 34,80

GETI4 - Ativo chama a atenção pela força. O setor elétrico é o que demonstra mais resistência à queda do Ibov. Rompeu topo anterior na semana passada e parece ir buscar o TH em 19,25. Ao romper a máxima da semana passada em 18,51 gera entrada atrasada, mas possível. O problema deste setor é a volatilidade, então os stops têm que ser mais longos pra evitar os violinos.

Análise dária - Segunda, 4 de agosto

Índice Futuro - No momento, - 0,61%, prenunciando uma abertura em baixa.

IBOV - Recuou com força e deixou novamente a dúvida de se vai testar novamente o fundo em 56.400 pontos ou fazer um fundo acima deste nível para posteriormente romper o topo anterior em 60 mil pontos. O momento é apenas de observação à espera de uma boa oportunidade.

Dow Jones (DJI) - Mais um dia de recuo, fechando com uma estrela. Se subir a partir daí acredito que deva testar a resistência em 11.600. Devemos lembrar, porém, que o Dow está em tendência de baixa, portanto, a probabilidade maior é a de testar e perder o fundo em 11.130.

PETR4 - Continua o recuo que pode chegar até um suporte intermediário em 34,25 ou ir além e testar o fundo principal em 33,56. No momento não vejo entrada clara.

VALE5 - Recuou até fechar o gap de alta aberto quinta passada e foi além, fechando com um candle bem feio. Pode testar o fundo em 36,20 onde poderá gerar nova oportunidade. No momento, sem entrada clara.

ITAU4 - Stop da posição restante acionado ao fechar o gap aberto e ceder além do meu stop. Acabou fechando acima com uma estrela. Pros que não stoparam ainda, stop ficou mais claro, abaixo da mínima de sexta em 32,61.

LAME4 - Não atingiu a zona planejada pra realizar parte da posição e o stop foi acionado ao recuar pra baixo do ponto de entrada em 11,75. Trade encerrado com pequeno prejuízo.