sexta-feira, 4 de julho de 2008

Análise diária - Sexta, 4 de julho

IBOV - Perdeu também o suporte na faixa dos 60 mil pontos e se encaminha para o próximo em 58 mil pontos. Se não se segurar nesta região abre espaço para queda até os 53 mil pontos. Tentar adivinhar fundo é péssimo negócio, a faca continua caindo. O volume de negócios hoje será menor em função da não abertura do mercado americano

Dow Jones (DJI) - Trabalha na região do fundo em 11.160 pontos . Se perder este fundo abre espaço para quedas até 10.700 pontos. Mercado americano hoje estará fechado em função do feriado de 4 de julho

PETR4 - Perdeu o suporte em 43,20 e se encaminha para o próximo em 40,80. Nada a fazer no momento, só um candle de reversão ou um pivot de alta numa periodicidade menor pode gerar entrada contra-tendência. Para quem entrou para position, stop acionado também.

VALE5 - Perdeu o fundo em 43,40 e segue rumo a região de 40,60. Também só olhando , por enquanto.

CSNA3 - Siderúrgicas de maior peso no Ibov despencando. O ativo segue sua trajetória descendente rumo ao suporte em 58,65. Só olhando e aguardando uma oportunidade para um trade curto.

USIM5 - Próximo suporte em 65,30. Um sinal de reversão neste patamar pode gerar uma entrada com menos capital e realização curta.

TRPL4 - O setor elétrico é o que demonstra mais força no momento. Mesmo assim, sente os efeitos desse forte movimento de baixa. TRPL4 rompeu o topo anterior e fez pullback (retorno) até a zona do topo rompido. Ontem fechou com um doji, mas uma entrada agora não compensaria. A resistência está logo à frente e o mercado está nervoso demais. Em todo caso vale acompanharmos mais de perto o setor.

BMEF3 - Em tendência de baixa tanto secundária como terciária. Ontem bateu numa região de forte suporte em 12,65 e fechou com um doji. É um trade arriscado, em função do mercado muito feio, mas o stop está claro e é curto (abaixo de 12,30). Eu continuo medroso e vou só olhar.

CNFB4 - Se segurando no suporte em 6,40 formado por topo anterior rompido. Um candle de reversão neste patamar pode gerar um trade contra-tendência.

GPIV11 - Atingiu um suporte formado por topo anterior, banda de bollinger inferior e MM55. Papel em tendência de baixa, mas um candle de reversão nesta zona e a superação da máxima deste candle pode gerar trade.

ITAU4 - Atingiu o forte suporte em 30,90. Se perder abre espaço para queda até 28,75. Se formar um candle de reversão nesta faixa pode gerar entrada.

JBSS3 - Ativo demonstrando certa força. Bandas de bollinger se aproximando o que pode ser o prenúncio de um movimento mais forte pela frente. O problema é que não sabemos pra que lado vai romper , então o ideal é aguardar.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Análise diária - Quinta, 3 de julho

Índice Futuro - No momento + 0,19%, prenunciando uma abertura em leve alta.

IBOV - Perdeu o suporte na faixa dos 62 mil pontos. Próximo suporte em 60 mil pontos. Precisamos de um pivot de alta pra operarmos com mais segurança, quem quer se estressar pouco aguarda a formação de um pivot de alta pra atuar na compra.

Dow Jones (DJI) - Bateu próximo do fundo em 11.160 pontos novamente, anulando inicialmente a expectativa de repique comentada ontem. Se perder este suporte abre espaço pra queda até os 10.670 pontos.

PETR4 - Stopados na posição restante ao perder a mínima de ontem. Próximo suporte em 43,20. Se perder este ponto abre espaço para mais quedas até os 40,80. Para quem entrou para position, stop abaixo dos 43,20, mínima da semana passada.

VALE5 - Perdeu o fundo em 46,00 e caiu até o suporte na faixa dos 43,40. A perda deste ponto pode levar o ativo até 40,60. Esta é uma das commodities mais fracas no momento, apesar de ser uma bela empresa. Stop da entrada pra position trade também foi acionado ontem.

CSNA3 - Ontem falei sobre a dificuldade de sair de uma posição quando o stop é saltado (quando a ordem não é executada por ter aberto abaixo do preço definido). E disse que mesmo vendendo por menos que gostaria, o trader tinha que sair da posição, já que o ponto de stop tinha sido atingido. Ontem o ativo caiu mais de 7%. Quem foi stopado na terça e vendeu por menos do que gostaria ficou aliviado ontem.

ITSA4 - Não superou a máxima da estrela e não gerou entrada pros cautelosos. Os agressivos foram stopados. Próximo suporte em 9,10

USIM5 - O suporte em 75,05 não foi respeitado e o ativo cedeu até outro ponto de suporte em 70,46. Continua em tendência de baixa, o ideal seria a formação de um pivot de alta, mas a formação de um candle de reversão nestes patamares pode também gerar um trade contra-tendência. Com menos capital e mais cautela, claro.

CSAN3 - Um papel que nem está ligando pra estas quedas. Subiu ontem cerca de 3,5% ! Rompeu uma resistência ontem em 28,24 e vai em busca da próxima perto dos 30,00. Não vejo ponto claro de entrada, mas vale a pena acompanhar.

Aproveito para fazer um comentário básico, mas muitas vezes esquecido por nós: em tendências fortes de baixa os suportes não impedem quedas e em tendências fortes de alta as resistências não são barreiras para a subida. Por isso, aguardar candles de reversão em cima destes pontos é sempre prudente.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Análise diária - Quarta, 2 de julho

Índice Futuro - No momento + 0,37%, prenunciando uma abertura em leve alta.

IBOV - Contrariando as expectativas, perdeu o fundo em 67.300 pontos. Próximo suporte na faixa dos 62 mil pontos. Precisamos de um pivot de alta pra operarmos com mais segurança. No momento atual só swing-trades curtos

Dow Jones (DJI) - Bateu próximo do fundo em 11.160 pontos, sentiu o forte suporte e voltou a subir. Um repique é esperado, mas nada que altere as tendências de baixa. É preciso um pivot de alta, ao menos no gráfico diário, para operações mais seguras.

PETR4 - Fechou o gap aberto, voltou a subir no intraday, mas parece ter sentido a resistência em 46,60. Stop da posição restante (pra quem continua no trade) fica abaixo da mínima de ontem.

VALE5 - Perdeu o fundo em 46,00 no intraday, mas fechou em cima deste suporte. A perda deste ponto abre espaços para mais quedas. Na posição atual continuo não vendo entrada clara. Ativo continua em tendência de baixa no diário. O ideal seria a formação de um pivot de alta

CSNA3 - Stopados ontem ao perder a mínima de segunda em 70,70 num movimento difícil de sair, visto que já abriu em gap de baixa. Mas mesmo vendendo por menos que gostaria, o trader tem que sair da posição.

CRUZ3 - Stopados na posição restante ao perder a mínima de segunda em 45,22. O novo teste da região de 42,55 com candle de reversão pode gerar entrada.

ITSA4 - Não superou a máxima do doji de segunda e , portanto, não gerou entrada. Testou novamente o fundo em 9,90 e formou uma estrela. Traders mais agressivos já entraram, os mais cautelosos esperam o rompimento da máxima de ontem.

USIM5 - Bateu num forte suporte em 75,05. O novo teste da região com candle de reversão pode gerar entrada contra-tendência.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Análise diária - Terça, 1 de julho

Índice Futuro - No momento - 1,81%, prenunciando uma abertura em forte queda. Se persistir este cenário o melhor a fazer é ficar de fora. Pra quem está dentro é hora de só administrar stops.

IBOV - Parece ter deixado pra trás o fundo na faixa dos 63.750 pontos. Um pivot de alta sem perder este fundo e rompendo os 66 mil pontos nos levaria de volta a tendência de alta no prazo diário. O índice opera dentro de um canal de baixa iniciado no fim de maio e o primeiro passo pra armar o pivot de alta é romper uma LTB (linha de tendência de baixa) logo a frente.

Dow Jones (DJI) - Fechou o dia com um doji , nada que mude a expectativa de ir buscar o fundo em 11.160 pontos.

PETR4 - Abriu com um gap que se sustentou até o final do pregão. Pode ser um gap de fuga. Stop da posição restante aberta semana passada ajustado para abaixo do fechamento do gap em 45,50. Confirmou o pivot de alta na sexta e um pullback até a região de rompimento deste pivot possibilitaria entradas. Para o prazo de position deu entrada ontem ao romper a máxima do harami da semana passada.

VALE5 - Próxima resistência em 49, 25. O novo teste do fundo anterior em 46,08 pode gerar entrada. Na posição atual não vejo entrada clara.

CSNA3 - Stop da posição restante ajustado para abaixo da mínima de ontem em 70,70. Armou um pivot de alta no diário, ou seja, estamos em tendência terciária de alta.

CRUZ3 - Stop da posição restante ajustado para abaixo da mínima de ontem em 45,22. Mais um ativo que fez um pivot de alta.

ITSA4 - Testou o forte suporte em 9,90 e produziu um doji na sexta. A superação da máxima deste doji gerou entrada ontem. Stop fica abaixo do fundo anterior em 9,89. O setor continua sem demonstrar muita força, mas o set-up de entrada aconteceu.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Análise semanal - 30 de junho a 4 de julho

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais. Neste prazo o Ibov ainda não apresentou um pivot de baixa. Por enquanto, é apenas uma correção dentro da tendência de alta. Alguns papéis se encontram em posição ainda mais interessante.

MAGG3 - Gerou entrada na quinta-feira ao romper a máxima da semana passada, mas não evoluiu conforme o esperado. Stop em fechamento abaixo da mínima da última semana em 20,80.

FFTL4 - Rompeu o seu topo histórico na quinta e gerou compra para position. Também não evoluiu ainda e o stop continua abaixo de 118,00

VALE5 - Após cinco semanas de queda fez um doji em um bom suporte. O rompimento da máxima da semana anterior gerou entrada. Ativo fez mais um doji. Pra quem não entrou pode fazê-lo ao romper a máxima da semana passada em 49,80. Pra quem está dentro stop abaixo de 46,10

PETR4 - Formou um harami em cima de bom suporte formado por topo anterior rompido em 43,20 e média móvel de 21 semanas. O rompimento da máxima deste harami gera entrada com stop na mínima da semana passada.

CSNA3 - Após 5 semanas de queda formou um harami em cima da MM21 e do topo anterior rompido. Gera entrada em qualquer dia que romper (e fechar acima) a máxima da última semana em 71,70 com stop abaixo de 65,86

USIM5 - Após 6 semanas de recuo formou uma estrela próxima a MM21. Ao romper a máxima da semana passada em 82,95 gera entrada com stop abaixo da mínima em 76,48





Análise diária - Segunda, 30 de junho

Índice Futuro - No momento + 0,31%, prenunciando uma abertura em leve alta

IBOV - Continua trabalhando junto ao fundo na faixa dos 63.750 pontos. Um pivot de alta sem perder este fundo e rompendo os 66 mil pontos seria positivo e nos daria mais confiança nos trades. Até lá, só operações de repiques pra cima.

Dow Jones (DJI) - Continua em queda livre. Próxima parada em 11.160 pontos, mas a mais importante só em 10.600

PETR4 - Stop da posição restante ajustado para abaixo da mínima de sexta em 44,45. Ensaiou um pequeno pivot de alta na sexta, mas não vejo entradas muito claras no momento. O novo teste do suporte em 43,15 com candle de reversão poderia gerar entrada. Um efetivo pivot com pullback até a região de rompimento seria o mais desejado para entradas.

VALE5 - Ativo continua bastante indefinido. Testou o suporte em 46,08 e fechou com uma estrela. O novo teste deste suporte pode gerar entrada, mas enquanto não ficar mais claro que tipo de movimentação ela deve fazer estarei só olhando.

CSNA3 - Stop da posição restante pra quem ainda está dentro abaixo da mínima de sexta em 68,66. Rompendo os 70,65 arma um pivot de alta no diário.

CRUZ3 - Stop da posição restante subiu para abaixo da mínima de sexta em 44,30. Quem está fora aguarda um set-up melhor pra entrar novamente.

ITSA4 - Testou o forte suporte em 9,90 e produziu um doji na sexta. A superação da máxima deste doji pode gerar uma operação contra-tendência, visto que o papel se encontra em tendência de baixa no gráfico diário.