sexta-feira, 20 de junho de 2008

Análise diária - Sexta, 20 de junho

IBOV - Continua demonstrando muita indecisão e pouca força. Perdeu o fundo anterior (se considerarmos só os corpos dos candles) e configurou mais um pequeno pivot de baixa. Testou a zona de suporte mais importante em 66 mil - 66.200 pontos.

Continuo achando prudente comprar apenas ativos em suportes fazendo candles de reversão ou no rompimento de congestões. Rompimentos após muitos dias de alta (o que chamamos de muito esticados) são muito arriscados. Pra exemplificar, listo no fim ESTC11 e GGBR4 como exemplos de rompimentos de congestão que podem gerar entrada.

INDFUT. - No momento - 0,57%, prenunciando uma abertura em baixa.

Dow Jones (DJI) - Teve ontem uma alta muito tímida, longe de animar alguém. Próximo suporte importante continua em 11.750 pontos.

PETR4 - Perdeu o suporte em torno de 45,00 fazendo um candle bem feio. Com esta perda confirmou um pivot de baixa. Isso significa que o papel está em tendência terciária de baixa. Trades são sempre mais arriscados, já que serão operações contra-tendência. Próximo suporte em 43,20.

VALE5 - Próxima resistência em 49,75 onde uma realização parcial deve ser pensada. Stop ajustado pra mínima de ontem pra garantir o lucro da operação.

PLAS3 - Continua respeitando o suporte em 4,80. Meu stop está logo abaixo dele. Bandas de bollinger bem estreitas, antecipando um movimento poderoso que tanto pode ser pra cima quanto pra baixo. Minha expectativa continua a ser o teste da resistência em 5,50, o que não quer dizer muito. O grafista não deve achar muito. Ele deve operar os set-ups definidos e colocar stop em toda operação, no caso dela não sair como planejada.

DURA4 - Fechou o gap aberto em torno de 34,94 e teve ótima recuperação na segunda metade do pregão. A dificuldade agora é onde posicionar o stop pra quem está comprado nela, visto que fez uma longa sombra e o stop ficou distante. Quando acontece esse cenário eu marco a mínima da primeira hora do pregão e coloco meu stop abaixo deste ponto.

MAGG3 - Confirmou a expectativa de mais um pregão em alta. Não deu entrada pra swing, já que o plano era comprar próximo à metade do candle de quarta. O ativo abriu em gap que não foi fechado, inviabilizando swing-trades. Porém, como dito ontem, deu entrada pro prazo de position. Só lembrando, nesse prazo operacional só olhamos os gráficos semanais. Ativo rompeu a máxima da semana passada e gerou compra. Stop na mínima desta semana em 20,80.

FFTL4 - Recuou apenas uma semana e ontem rompeu o seu topo histórico, demonstrando ser um dos ativos mais fortes do mercado. Gerou compra para position com stop na mínima da semana passada. Para swing o ideal é aguardar um pullback até 125,80

GGBR4 - O rompimento da resistência em 42,26 gera compra, mas com menos capital. No setor de siderurgia considero ser o ativo mais forte.

ESTC11 - Gera compra ao romper a resistência em 26,50. Nos dois últimos casos, traders mais prudentes aguardam um pullback (retorno) até o ponto de rompimento. O problema é que pode não acontecer este retorno e o trader perde a operação. Aqui vale a tática dos múltiplos lotes (existe um artigo sobre isso no blog). Entrada com parte do capital ao romper a congestão, e se fizer o pullback, entra com o restante

Os trades mais indicados são aqueles em papéis com todas as tendências em alta. O que não inviabiliza os outros, mas estes só com menor capital e entradas gritantes. Devemos ser ainda mais seletivos, principalmente num mercado perigoso como o atual

quinta-feira, 19 de junho de 2008

MAGG3 e FFTL4 - Position

Ambas dando entrada neste momento.

MAGG3 após 3 semanas de recuo superando hoje a máxima da semana anterior.

FFTL4 recuou apenas uma semana e hoje rompe o topo histórico, o que demonstra sua força.

Volume acima da média em ambos os casos.

Stop abaixo da mínima da barra da semana passada pra FFTL4 e abaixo da barra desta semana pra MAGG3

Análise diária - Quinta, 19 de junho

IBOV - Testou novamente o fundo em 66.800 - 66.400pontos. Mercado se encontra bastante indefinido e volátil. Quando se acha que vai arrancar, recua novamente. Neste cenário operações de curtíssimo prazo só com entradas bem claras. Compra no suporte após candle de reversão e venda de parte da posição assim que atingir uma resistência intermediária. Stops curtos são indicados.

INDFUT. - No momento + 0,57%, prenunciando uma abertura em leve alta.

DJI - Perdeu o fundo em 12.100 pontos. Próximo suporte importante só em 11.750 pontos. Cenário bem negativo lá fora.

PETR4 - Trade encerrado. Iniciado na semana passada ou na segunda, e stopado com a perda da mínima de ontem. Deu pequeno lucro ou, na pior das hipóteses, ficou no zero a zero pra quem foi prudente e colocou o stop no ponto de compra. Pra quem está fora, testou novamente o fundo e produziu um candle de reversão, uma estrela. Operações podem ser feitas, já que o stop está barato, abaixo de 44,80

VALE5 - Atingiu a primeira resistência intermediária e recuou. Próxima resistência em 49,75 onde uma realização parcial deve ser pensada. Meu stop está no meu ponto de compra. Não me importa sair no zero a zero, eu não quero é deixar o trade me dar prejuízo. O mercado está bem difícil de operar. Pra quem quer dar mais espaço, stop no fechamento do gap aberto na terça por volta de 47,40.

USIM5 - Stopado na posição restante ao perder a mínima da primeira hora do pregão de ontem. Trade fechado com um lucro razoável.

PRGA3 - Stopado da posição restante ao perder a mínima de terça. Trade fechado com pequeno lucro também. Fez um candle muito feio ontem, perdendo mais de 4%.

BMEF3 - Stopado na posição restante ao perder a mínima de terça. Trade fechado com lucro bem satisfatório pra swing trade.

BOVH3 - Não possibilitou ainda a realização parcial em 25,00, conforme planejado, e stopado ontem ao perder a mínima de terça. Trade encerrado com lucro menor que BMEF3, mas também interessante.

ABYA3 - Ativo perdeu a mínima de terça durante o intraday, mas se recuperou fechando acima. Eu saí da operação ontem mesmo na perda da mínima de terça. Trade iniciado na sexta e encerrado ontem com pequeno lucro.

PLAS3 - Formou ontem um candle de reversão, uma estrela, quase um martelo. Stop segue abaixo de 4,80, conforme o plano inicial. Minha expectativa é que vá testar a resistência em 5,50.

DURA4 - Frustrou a expectativa de continuação do movimento em busca do teste da resistência em 37,80 - 38,00. Fez um candle bem feio fechando na mínima. Stop continua abaixo do fechamento do gap.

MAGG3 - Fez um lindo candle ontem, fechando na máxima. Ativo com todas as tendências em alta. O problema é que ela já andou muito e ficou longe do suporte. A idéia é entrar hoje se recuar até a metade do candle de ontem. Este papel está ficando bem interessante para o prazo de position.

Muitos ativos recuaram até o suporte. Para os traders mais agressivos isso é o bastante pra comprar. Eu vou esperar algum papel fazendo um candle interessante. Não vejo problemas em ficar de fora, aguardando uma boa oportunidade.

Continuo posicionado apenas em PLAS3 e FFTL4 para um prazo mais curto.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Análise diária - Quarta - 18 de junho

IBOV - Parece ter formado fundo na segunda. Ontem no intraday atingiu resistência intermediária por volta de 68.700 pontos e recuou. Nova resistência em 70.700 pontos.

INDFUT. - No momento alta de 0,82%, prenunciando uma abertura em alta.

DJI - Recuou mais uma vez, parecendo em direção a novo teste do suporte em 12.100 pontos. Nosso mercado mostrou estar cada vez mais desatrelado ao mercado americano. E isso é bom.

PETR4 - Formou um doji ontem e o stop deve ser apertado pra quem iniciou a operação na semana passada ou na segunda. O trade deve ficar, na pior das hipóteses, no zero a zero , ou seja, stop onde foi o ponto de compra.

VALE5 - Gerou entrada ao romper a máxima de ontem. Abriu com gap que não foi fechado, o que dificultou a entrada, sem dúvida. Quando há uma abertura em gap, a técnica mais usada é esperar romper a máxima da primeira hora e comprar. Isso aconteceu ao romper os 48,35. O stop fica abaixo do fechamento do gap em torno de 47,25 .

USIM5 - Trade finalmente evoluiu, possibilitando já uma realização parcial. Este trade não pode mais dar prejuízo. Recomendo ir subindo o stop da posição restante para o ponto de entrada. Quem ainda não realizou o lucro de parte da posição pode fazer hoje ou marcar a mínima da primeira hora do pregão de hoje e colocar o stop abaixo dessa mínima.

PRGA3 - Stop da posição restante na mínima de ontem .

BMEF3 - A realização parcial ocorreu ontem por volta de 16,95. Stop na mínima de ontem. Trade realmente evolui muito bem.

BOVH3 - Possibilitará realização parcial em 25,00. Stop de toda posição ajustado pra mínima de ontem.

ABYA3 - Trade segue evoluindo bem e o stop já subiu pra abaixo da mínima de ontem em 16,55

PLAS3 - Fez um movimento bastante estranho. Abriu com muita força, quase atingindo o objetivo inicial em 5,50 e fechou com um candle bem feio. Stop segue abaixo de 4,80, conforme o plano inicial.

DURA4 - Abriu em gap e mostrou força durante o pregão. Fechou na máxima. A expectativa é de continuação do movimento em busca do teste da resistência em 37,80 - 38,00. Stop no fechamento do gap.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Análise diária - Terça, 17 de junho

IBOV - No intraday formou uma longa sombra que furou o fundo anterior, mas fechou acima. Esta sombra se aproximou mais da faixa de 66 mil pontos. Fechou o dia com um novo doji. A superação da máxima de ontem pode levar o ínidice até os 68.600 pontos. A perda do fundo em 66.400 pontos deve levá-lo até os 66 mil pontos inicialmente. Sempre lembrando que continua em tendência terciária de baixa. Um pivot de alta traria mais confiança, gerando trades mais seguros.

INDFUT. - No momento alta de 1,34%, prenunciando uma abertura em boa alta.

DJI - Não confirmou a expectativa da continuação do movimento de alta. O mercado lá fora não tem ajudado muito a impulsionar o nosso.

PETR4 - Formou uma estrela ainda próxima a um forte suporte. Stop abaixo de 44,80 pra quem quiser dar mais espaço pro trade se desenvolver tanto pra cima como pra baixo. Pra quem gosta de apertar mais seus trades, stop na mínima de ontem.

VALE5 - Ativo em tendência terciária de baixa, mas bastante sobre-vendido e com o IFR em níveis baixíssimos. Formou um doji ontem em cima de um suporte formado por um fundo de março. Seria um trade contra-tendência, mas possível. Gera entrada ao romper a máxima de ontem.

USIM5 - Trade ainda não evoluiu, mas o cenário se manteve. Formou mais uma estrela ontem. Stop continua abaixo do fundo em 82,16.

PRGA3 - Quem estava com stop automático pode ter sido stopado ontem na primeira hora do pregão. Eu sempre desativo meus stops na primeira hora de pregão. É a hora dos apavorados, dos amadores. Estes movimentos de "papa-stop" ocorrem, em sua maioria, na primeira hora. Pra quem ainda está dentro, o stop continua como antes, abaixo da mínima de sexta. Realizações parciais devem ser pensadas pro pregão de hoje.

BMEF3 - Deu chance pros atrasados entrarem ontem recuando até a metade do candle de sexta. Stop na mínima de ontem. Uma realização parcial pode ser feita por volta de 16,95

BOVH3 - Mesmo cenário da sua irmã BMEF3. Stop na mínima de ontem e realização parcial em 25,00

ABYA3 - Gerou entrada ontem, conforme post isolado no blog. Trade evoluiu bem e o stop já pode ser ajustado pra ficar abaixo da mínima de ontem em 16,00

PLAS3 - Ativo em tendência secundária e terciária de baixa, mas ontem fez um movimento que merece atenção. Todas as médias móveis (5, 21 e 55) convergiram e parecem que irão subir juntas. Fez um martelo que rompeu uma resistência importante. Bandas de bollinger muito estreitas prenunciam um forte movimento. O volume não foi muito expressivo, mas, mesmo assim, acima da média. Objetivo inicial em 5,50, Stop abaixo de 4,80

DURA4 - Fez um martelo em cima de um suporte importante em 33,70. Trades mais agressivos já entraram ontem, os mais conservadores entram hoje quando romper a máxima de ontem.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

ABYA3

Formou um martelo na sexta e hoje rompe a máxima gerando entrada. Stop abaixo da mínima de sexta em 15,31. Objetivo inicial em 17,31, onde realizarei parte da posição

Análise semanal - 16 a 20 de junho

Para o prazo operacional de position devemos olhar apenas o gráfico semanal. O principal critério para tal ação ser selecionada é estar com as tendências em alta.

Apenas as ações abaixo geraram entrada na semana passada. As demais estarão sendo monitoradas. E assim que gerar o set-up aguardado postarei aqui no blog.


MMXM3 - Gerou entrada ao romper o TH na semana passada. Stop abaixo da mínima da semana passada em 56,28


FESA4 - Gerou compra ao romper o TH em 164,00. O stop (em fechamento) fica abaixo da mínima da semana passada em 157,00

Análise diária - Segunda, 16 de junho


IBOV - Fez um doji na faixa dos 67.200 pontos. A superação da máxima de sexta pode levar o ínidice até os 68.600 pontos. A perda do fundo em 66.800 pontos deve levá-lo até os 66 mil pontos inicialmente. Continua em tendência terciária de baixa.

DJI - Teve um pregão com forte alta fechando na máxima do dia. Este movimento pode se estender até os 12.480 pontos.

PETR4 - Continua testando a zona de 45,00 , agora com um doji. Na sexta teve boa alta, o que ajudou a segurar o Ibovespa. Objetivo em 48,80. Stop abaixo de 44,80

USIM5 - Formou mais um candle de reversão junto a banda inferior e fundo em 82,16. Assim como PETR4, continuo achando que uma entrada compensaria, dado o stop curto. Stop abaixo deste fundo e objetivo inicial em 87,70, onde existe MM21, agindo como resistência e o topo anterior .

MMXM3 - Fez um bonito candle, fechando na máxima em 59,00. Com esse movimento, parece ter formado um fundo em 56,31. O stop ficaria abaixo deste fundo.

PRGA3 - Segue rumo a resistência em 50,46. O stop fica na mínima de quinta. O stop é sempre pra cima, nunca pra baixo.

BMEF3 - Parece ter formado fundo na região dos 15,00. Fechou na máxima do dia, indicando a continuação do movimento de alta. Agora já se encontra afastado do ponto ideal de entrada, mas o novo teste desta região pode gerar entrada.

BOVH3 - Parece ter formado fundo na região de 21,00. Também fechou na máxima do dia, o que gera uma expectativa de continuação do movimento altista. Um novo teste desta região pode gerar entrada.

GGBR4 - As bandas de bollinger estão se aproximando cada vez mais, indicando diminuição da volatilidade. Vale ficar atento a um possível movimento mais forte. É melhor aguardar o lado pra onde irá romper. Além disso, a resistência em 42,26 pode ser um obstáculo no caso da abertura das bandas pra cima.