sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Análise diária - Sexta, 17 de outubro

Índice Futuro - No momento, - 2,15%, indicando uma abertura em queda.

IBOV - Muita volatilidade e nenhum descolamento do Ibov, este é o resumo do comportamento do mercado nas últimas semanas. Ontem chegou a encostar na mínima do ano em 33.240, mas se recuperou acompanhando o Dow Jones que subiu com força na parte final do pregão. Fechou com uma estrelinha que até poderia sinalizar um repique hoje, dentro da tendência de baixa, mas com esta abertura do índice futuro acho que teremos mais um dia negativo ou no melhor estilo "montanha-russa".

PETR4 - Perdeu o fundo em 22,90. Próximo em 21,90, que inclusive, chegou a ser testado ontem, mas fechou acima. Nada a fazer, está esticado pra baixo para uma venda e sem candle de reversão para uma compra contra-tendência.

VALE5 - Chegou a perder o fundo em 21,95, mas se recuperou no final e fechou com uma estrela, quase um martelo. A superação da máxima de ontem até pode gerar uma compra contra-tendência, com menos capital, mas nem um pouco segura.

USIM5 -Testou o suporte em 24,50 e fechou com um doji, cuja máxima , se rompida, gera uma compra contra-tendência com stop na mínima de ontem. Menos capital, stops curtos e realização parcial assim que der algum lucro.

BVMF3 - Produziu na terça um engolfo de baixa que gerou uma venda na quarta ao perder a mínima de terça em 8,02. Uma realização parcial já pôde ser feita por volta de 6,85. O objetivo seguinte já foi também alcançado ao testar o fundo em 6,15 e mais uma realização (total ou parcial) pôde ser feita. Quem ainda não realizou toda a posição coloca o stop de recompra acima da máxima de ontem em 7,16.

CYRE3 - Testou novamente o fundo em 9,70 e formou ontem um candle de reversão, um doji, cuja superação da máxima em 10,90 pode gerar uma compra contra-tendência

CSNA3 - Teve uma recuperação espetacular na parte final do pregão, com altíssimo volume, mas acho que agora já ficou esticado demais para uma compra. Quem está posicionado já deve ter feito uma realização parcial ontem mesmo ou deve fazê-la na abertura hoje.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Análise diária - Quinta, 16 de outubro

Índice Futuro - No momento, + 2,51%, indicando uma abertura em alta.

IBOV - O candle "não muito simpático" de terça indicava uma correção, conforme postado ontem, mas não daquele tamanho. Depois da forte alta de segunda o normal seria um movimento de realização de lucro, mas não esperávamos uma queda tão intensa, claro. Já testou o antigo suporte em 35.600 pontos (se não contarmos a sombra do dia 10). Pela queda de ontem deve continuar seu movimento de queda ou ficar de lado por um tempinho.

PETR4 - Caiu como todo o mercado , testando o fundo em 22,90. Um candle de reversão nesta região pode gerar uma compra contra-tendência.

VALE5 - Recuou com mais vontade de que Petro e deve testar o fundo em 21,95. Nada a fazer no momento.

USIM5 -Próximo suporte em 24,60, onde um candle de reversão pode gerar uma compra contra-tendencia. No momento, é só olhar.

BVMF3 - Produziu na terça um engolfo de baixa que gerou uma venda ao perder a mínima de terça em 8,02. Uma realização parcial já pôde ser feita por volta de 6,85. O stop para recompra está acima da máxima de ontem em 7,95. A entrada foi com menor capital por causa da grande distância entre ponto de entrada e stop.

CYRE3 - Não fez o esperado candle de reversão para acionar uma venda. Os traders que acompanham de perto o mercado fizeram uma entrada na venda com a perda da mínima da primeira hora. Deve testar o fundo em 9,45 em breve. Se fizer um candle de reversão nesta região pode gerar uma compra contra-tendência

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Análise diária - Quarta, 15 de outubro

Índice Futuro - No momento, - 2,17%, indicando uma abertura em baixa.

IBOV - Deu continuidade ao repique iniciado na segunda abrindo com um enorme gap, mas demonstrou uma certa fraqueza em continuar avançando após a primeira hora de pregão. Sentiu a resistência nos 43.800 pontos, onde existia uma sombra inferior do final de setembro. O Ibov começou o dia com os atrasados querendo participar da festa e em seguida os profissionais realizando os lucros. Acabou fechando o pregão com um candle não muito simpático, com uma longa sombra superior. Uma correção é esperada após a forte alta de segunda.

PETR4 - Testou a resistência intermediária em 28,40 e recuou. Quem estava dentro realizou parte da posição na abertura em gap. A posição restante tinha o stop abaixo de 25,45 que pôde ser ajustado pra mínima da primeira hora. Stopados ao perder a mínima da primeira hora. Trade encerrado com ótimo lucro.

VALE5 - Testou o primeiro objetivo no gap aberto em 28,57 , onde uma realização parcial pôde ser feita. Stop da posição restante foi ajustado pra mínima da primeira hora. Stop acionado ao perder este ponto. Trade encerrado com lucro.

USIM5 -O objetivo era o gap a ser fechado em 34,04, mas não chegou até lá. Quem realizou mesmo assim uma parte na abertura em gap fez bem. Stop da posição restante (ou total) foi ajustado pra mínima da primeira hora e acionado ao perder este ponto. O setor de siderurgia é um dos mais fracos atualmente

ITAU4 - Após uma abertura em gap, acabou fechando com uma estrela que pode indicar uma correção. Próxima resistência em 32,25. Quem estava comprado realizou parte da posição na abertura. O stop foi ajustado pra mínima da primeira hora e acionado.

BVMF3 - Produziu ontem um engolfo de baixa que pode gerar uma venda ao perder a mínima de ontem em 8,02. O stop para recompra está acima da máxima em 9,27. O problema está na grande distância entre ponto de entrada e stop.

CYRE3 - Em tendência clara de baixa, porém, subiu com vontade ontem. Um candle de reversão nos próximos pregões pode dar oportunidade de uma venda. Vale ficar atento.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Análise diária - Terça, 14 de outubro

Índice Futuro - No momento, + 4,50%, indicando uma abertura em forte alta.

IBOV - Tivemos um pregão de forte alta, mas ainda é, por enquanto, apenas um repique dentro da tendência de baixa. Precisaríamos de um pivot de alta no gráfico diário para pensarmos em compras mais seguras. Próxima resistência em 42.160 pontos, melhor visualizada no gráfico de 60 minutos. Não acredito que o mercado possa continuar neste ritmo sem uma correção por mais muitos dias. Essa correção seria saudável, inclusive.

PETR4 - Fechou, claro, o gap aberto e agora ruma agora ao teste de uma resistência intermediária em 28,40. Fechou na máxima do dia. Pra quem está dentro é hora de apertar os stops, que pode ficar abaixo de 25,45. Pra quem está fora, já está muito sobre-comprado para um swing. Day-trades podem ser uma boa opção

VALE5 - O primeiro objetivo que é o gap aberto em 28,57 pode ser testado em breve. Ali uma realização parcial deve ser feita. Pra quem está fora é hora de aguardar uma melhor oportunidade de entrada, o mercado já ficou esticado demais para um swing-trader. Quem está dentro pode colocar o stop abaixo de 26,31.

USIM5 -Pra quem está dentro o stop pode ficar abaixo de 29,15. Existe um gap a ser fechado em 34,04, onde seria interessante uma realização parcial. Tem muito chão até lá, por isso é fundamental ir subindo o stop. Quem está fora deve aguardar uma melhor oportunidade ou tentar um day-trade. Papel já ficou esticado demais.

ITAU4 - O setor bancário teve um desempenho bem acima do restante do mercado. Existe uma resistência intermediária em 29,60 e depois em 32,25. O stop pode ficar abaixo de 26,35, um fundo melhor visualizado no gráfico de 60 minutos. Quem está fora apenas observa, buscando um ponto de entrada mais seguro.


Todos os papéis do índice tiveram ótima performance, então o momento é de administrar o stop, posicionando-o em um fundo intermediário e ir subindo para a mínima do dia anterior ou mínima da primeira hora do dia corrente, o que for mais alto.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Análise diária - segunda, 13 de outubro

Índice Futuro - No momento, +9,72%, indicando uma abertura em impressionante alta.

IBOV - Na sexta chegou a testar o suporte em 34 mil pontos e perdê-lo. No fim do dia houve um forte movimento pra cima, o que indicava uma tentativa de repique que será confirmada com a abertura do índice futuro hoje. Fechou o dia com um martelo, um candle de reversão. Por enquanto, é apenas um repique dentro da tendência de baixa. Mercado estava muito sobre-vendido, um repique era esperado, mas passar o fim de semana posicionado, depois de várias segundas negras, exigiu coragem, sem dúvida.

PETR4 - Perdeu o suporte em 25,00 já na abertura em gap de baixa. Mostrou recuperação ao longo do pregão e deve fechar o gap aberto em 25,61. O problema pra quem está fora é que vai abrir com um enorme gap dificultando a entrada.

VALE5 - Abriu a sexta com um gap de baixa e mostrou boa recuperação na parte final do pregão. Existe um gap aberto em 28,57 que pode ser usado como objetivo inicial pra quem está dentro desde sexta. Pra quem está fora é aguardar a primeira hora e definir um stop claro se quiser operar este repique.

USIM5 -Papel extremamente sobre-vendido, com IFR no chão. Abriu sexta com gap e se recuperou bem. Existe um gap a ser fechado em 34,04. Bastante acima do ponto atual, mas é um objetivo para um repique de alguns dias. A entrada hoje, assim como em Petro e Vale, será bem complicada, visto o gap de alta que acontecerá na abertura.

Muita calma hoje. Por enquanto, é apenas um repique pra cima dentro da tendência de baixa. Temos que aguardar uma definição de fundo hoje para posicionarmos os nossos stops. Quem entrou na sexta (e foi muito corajoso) já pode aliviar parte da posição na abertura.

Análise semanal - 13 a 17 de outubro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais.
As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima do ponto de entrada sugerido nos ativos abaixo.Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento. É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.
Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.


Nenhum set-up para operarmos na compra foi gerado. A tendência secundária de quase todos os ativos continua de baixa. É necessário um pivot de alta no gráfico semanal para operamos com mais segurança.

Quem opera na venda está tendo sucesso em perdas de suportes. O set-up é: ao perder a mínima da semana anterior pode ser gerada entrada. Esta é uma estratégia mais arriscada, o mercado está muito esticado pra baixo. O ideal seria aguardar um repique pra cima (em uma tendência de baixa) e entrar na venda perto da resistência após um candle de reversão.