sexta-feira, 25 de julho de 2008

Análise diária - Sexta, 25 de julho

Índice Futuro - No momento, + 0,26%, prenunciando uma abertura em leve alta.

IBOV - Perdeu o importante suporte em 58 mil pontos e pode continuar sua queda até os 53.000 - 53.500 pontos. Qualquer posição tomada agora na ponta da compra se torna ainda mais arriscada. É hora de selecionar de forma ainda melhor os ativos e os setores mais fortes ou pensar em operar na venda.

Dow Jones (DJI) - Na quarta bateu na resistência, fez um candle de reversão e ontem cumpriu o esperado. Reverteu com força, fechando próximo da mínima do dia. Pelo fechamento e pela tendência primária e secundária de baixa, a expectativa é de mais um dia de queda. O suporte fica em torno dos 10.800 pontos.

PETR4 - Perdeu o fundo em 36,10 e agora vai em busca do próximo em 33,80. Até lá, nada a fazer. Papel se tornou extremamente arriscado, gernado set-ups de compra que se mostraram falsos.

VALE5 - O stop de quem estava posicionado apostando no doji de quarta e no stop curto foi acionado ao perder os 39,72. Atingiu um suporte menos importante e pode até repicar pra cima, mas a probabilidade maior é que vá buscar os 35,50.

MAGG3 - Stop da posição restante acionado ao perder a mínima de ontem. Trade encerrado com lucro.

DURA4 - Para aqueles que se posicionaram na estrelinha da quarta, antecipando a entrada, tiveram o stop acionado ao perder a mínima de ontem.

FFTL4 - Quem realizou parte da posição encerrou o trade com lucro. Pra quem ainda estava dentro, stop abaixo da mínima de ontem em 110,00 foi acionado . Deve buscar novamente os 103,30.

EMBR3 - Um pullback (retorno) até o topo anterior rompido aconteceu, mas a resistência anterior ficou muito próxima e a relação risco-retorno não compensa. Por enquanto, só observando.

ABYA3 - Ativo em terciária de alta, não sentiu muito o dia sangrento de ontem. Ainda sem gerar entrada, talvez um pullback até a cabeça do pivot e candle de reversão possa permitir uma compra.

Para mim existem 3 setores que merecem mais carinho nas análises:

Setor elétrico - Um dos mais fortes do momento, porém, mais difícil de operar em função da volatilidade. Funciona melhor para position trades. Gosto especialmente de TRPL4. Para swing não vejo nenhum ativo com bom set-up de entrada. Talvez CPFE3 ao tocar num suporte formado por fundo anterior, topo anterior e MM21 logo abaixo.

Setor de bancos - BBDC4 e UBBR11 próximos de testar a cabeça do pivot. Falta formar um candle de reversão nesta faixa.

Setor de alimentos - SDIA4 e PRGA3 com a primeira demonstrando mais força. Ativos inversamente relacionados com os gráficos de soja e milho, alimentos dos animais. Se o custo do alimento cai, a margem de lucro aumenta. Não vejo entradas seguras , mas vale uma atenção maior.

Muito cuidado neste momento. Só lembrando que em tendência de baixa os suportes não servem pra muita coisa.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Análise diária - Quinta, 24 de julho

Índice Futuro - No momento, - 0,59%, prenunciando uma abertura em baixa.

IBOV - Continua trabalhando na faixa dos 59.500 pontos, ainda sem demonstrar muita força. Por enquanto, continua arriscado tomar posições maiores. O ideal seria subir a partir daí e romper a resistência pra configurar o pivot de alta.

Dow Jones (DJI) - Ontem encostou numa resistência mais afastada em 11.650 pontos e já se aproxima da próxima resistência em 11.750 pontos. Atualmente demonstra mais vontade de subir que o Ibov.

PETR4 - Perdeu o fundo em 37,40, acionando stops de quem estava posicionado. Foi testar o fundo logo abaixo em 36,10. Se perder, o próximo suporte é em 33,80. Ação continua extremamente atrelada ao preço do barril do petróleo.

VALE5 - Continua sem demonstrar força alguma. Fechou ontem com um candle feio após ter boa alta ao longo do dia. O stop de quem está posicionado fica abaixo de 39,72.

MAGG3 - Stop da posição restante foi levantado pra ficar abaixo da mínima de ontem. Próxima resistência em 24,65, onde poderemos realizar mais uma parte da posição. Trade já deu lucro, agora é só administrar os stops.

DURA4 - Ainda sem demonstrar evolução. Os que já se posicionaram, antecipando a entrada, devem deixar o stop abaixo da mínima de ontem em 28,55. Existe um gap aberto logo acima a ser fechado, onde podem fazer uma realização parcial.

FFTL4 - Ontem atingiu a MM21, onde foi possível realizar parte da posição. Stop da posição restante estava no ponto de entrada e talvez tenha sido acionado por alguns traders. Pra quem seguiu esta estratégia, fechou o trade com um lucro pequeno. Pra quem ainda está dentro, stop abaixo da mínima de ontem em 110,00

EMBR3 - Um pullback (retorno) até o topo anterior rompido pode gerar entrada. Vale acompanhar de perto, mas ainda sem um ponto de entrada muito claro.

ABYA3 - Ativo em terciária de alta, segue tendo bom desempenho. Por enquanto, pra quem está fora, é só acompanhar. Um pullback até a cabeça do pivot pode gerar entrada

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Análise diária - Quarta, 23 de julho

Índice Futuro - No momento, + 0,66%, prenunciando uma abertura em alta.

IBOV - Testou a zona que poderia ser um fundo em 59.500 pontos. Se subir a partir daí e ultrapassar os 62.100 pontos forma o esperado pivot de alta . A outra hipóteses é voltar a testar os 58 mil pontos, fazendo um fundo duplo, ou perder este suporte importantíssimo, o que seria bem negativo.

Dow Jones (DJI) - A expectativa de um dia baixista não se confirmou. O pregão de ontem foi positivo e a MM21 serve agora como suporte. Próxima resistência em 11.750 pontos.

PETR4 - Testou novamente o fundo em 37,40, onde fica o stop pra quem está posicionado no ativo. Se perder, deverá testar o suporte em 36,20 e depois em 33,80. Só a superação de 39,00 pode gerar entrada mais segura.

VALE5 - Após dar a impressão de que retornaria o seu movimento de alta, fechou junto ao suporte. O stop de quem está posicionado fica abaixo de 39,72. Se voltar a subir tem um gap aberto logo acima em 42,40 que servirá como resistência.

MAGG3 - Stop continua abaixo da mínima de ontem ou logo abaixo do gap aberto. Deu mais uma chance de realizar parte da posição, tática fundamental neste momento de tanta volatilidade. Próxima resistência em 24,65.

CSAN3 - Stop dos comprados acionado ao perder a mínima de sexta em 29,85. Trade encerrado com prejuízo.

DURA4 - Perdeu o fundo em 29,80, abrindo o pregão em gap de baixa. Tocou numa sombra da semana retrasada e fechou com uma estrela, o candle de reversão que esperávamos. Os mais agressivos já se posicionaram, os mais cautelosos podem entrar na superação da máxima de ontem. Sempre lembrando que é um trade contra-tendência como a maioria dos possíveis atualmente.

FFTL4 - Após ter gerado entrada segue seu movimento de alta em busca da MM21, onde poderemos realizar parte da posição. Stop da posição restante no ponto de entrada. Na pior das hipóteses fechamos no zero a zero.

ITAU4- Demonstrando muita força. Por enquanto, é só observar, ainda estamos longe de qualquer ponto de suporte que nos ajude numa eventual entrada. Existe um suporte intraday em 32,88 que pode ser uma referência. Ou a MM21, logo abaixo deste ponto.

EMBR3 - Ativo ainda com secundária de baixa, mas terciária de alta. Rompeu mais uma resistência em 12,00 e tudo indica que continuará subindo. Um pullback (retorno) até o topo anterior rompido pode gerar entrada. Vale acompanhar de perto.

ABYA3 - Em secundária de baixa, fez ontem um pivot de alta no gráfico diário, e portanto, está em terciária de alta. Fechou perto da máxima do dia e com volume acima da média. Também vale acompanhar

terça-feira, 22 de julho de 2008

Análise diária - Terça, 22 de julho

Índice Futuro - No momento, - 1,22%, prenunciando uma abertura em baixa.

IBOV - Parece ter feito um fundo em 59.500 pontos. Falta ultrapassar os 62.100 pontos para formar o pivot de alta . O outro cenário é a perda dos 58 mil pontos, o que seria bastante negativo, mas acho improvável que aconteça.

Dow Jones (DJI) - Sentiu a resistência em 11.600 pontos e fechou com uma estrela, que pode ser um indício que o mercado vá corrigir. A expectativa é que tenhamos um dia em queda.

PETR4 - A entrada contra-tendência que poderia ter sido gerada não foi das mais claras, pois fechou junto da máxima da sexta. Em todo caso, quem entrou tem o stop abaixo do fundo em 37,40

VALE5 - Demonstrou mais força, fechando na máxima do dia, mas ainda não gerou entrada por não romper a máxima de sexta. Existe um gap aberto logo acima em 42,40 que deve ser fechado

MAGG3 - Abriu com gap que se sustentou até o fim do pregão. Stop pode ficar abaixo do gap aberto. Apesar do objetivo incial ser em 24,65 , os mais cautelosos já podem ter realizado parte da posição, o lucro pra um swing já está de ótimo tamanho.

CSAN3 - Após entrada, stop fica abaixo da mínima de sexta em 30,00. Objetivo inicial por volta de 33,00. Ontem abriu e mostrou força, mas cedeu ao longo do dia e fechou no zero a zero. Tenho observado uma certa relação inversa com o Ibov. O ativo sobe quando o índice cai. Mas, por enquanto, é só algo a se acompanhar.

DURA4 - Testa novamente o fundo em 29,80, mas ainda não gerou um set-up confiável. Falta formar um candle de reversão.

FFTL4 - Gerou entrada pros mais prudentes ao superar a estrela de sexta. Objetivo inicial na MM21, atualmente passando por 116,40. Stop abaixo de 103,30

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Análise semanal - 21 a 25 de julho

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais. As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima da máxima da semana passada nos ativos abaixo. Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento.É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores. Se a entrada acontecer na segunda-feira vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.

IMPORTANTE: Stop de todos os papéis analisados que geraram entrada ficam abaixo da mínima da semana encerrada.

PETR4 - Primária de alta e secundária de baixa. O pivot de baixa foi acima da LTA, portanto, menos confiável. Não gerou entrada semana passada e acredito que nem nessa. Falta um candle de reversão.

MAGG3 - Gerou entrada ao romper a máxima da semana retrasada em 22,30. Objetivo inicial no topo em 24,65.

FESA4 - Primária e secundária de alta, mas ainda sem gerar entrada. O gráfico ficou menos interessante. A distância entre o ponto de entrada e o stop ficou maior.

FFTL4 - Primária e secundária de alta. Não gerou entrada e agora precisa formar um candle mais convidativo. Está em cima da MM21.

VALE5 - Não gerou entrada e ficou com uma cara feia. Nem o IFR em nível interessante ajudou. Acho que, como Petro, não dará entrada esta semana.

CSNA3 , USIM5 e GGBR4 - Nenhuma gerou entrada ainda, mas pode acontecer esta semana ao romper a máxima da semana passada

BBDC4 - A superação da máxima em 32,55 gerou entrada na semana passada. O trader agora ou realiza parte da posição junto da MM21 em 35,30 e vai somente subindo o stop da posição restante pra mínima da semana anterior, ou apenas sobe o stop sem fazer a realização parcial.

ITAU4 - Mesma situação de BBDC4. Gerou entrada ao romper a máxima da semana passada em 32,00. Os prudentes já ficaram satisfeitos com o lucro e realizaram parte da posição na MM21, perto de 34,65. Os confiantes apenas vão encurtar o stop pra mínima da semana anterior.

Análise diária - Segunda, 21 de julho

Índice Futuro - No momento, + 1,24%, prenunciando uma abertura em expressiva alta.

IBOV - Fechou o pregão de sexta com um doji. Se voltar a subir a partir de hoje e ultrapassar os 62.100 pontos estará configurado o pivot de alta e a tendência terciária será novamente de alta. A minha expectativa é que isso aconteça, mas nada impede que perca o fundo em 58 mil pontos e afunde ainda mais. Vamos acompanhar. De todo modo, alguns papéis não têm acompanhado o índice tão de perto e estão em pontos interessantes.

Dow Jones (DJI) - Mais um dia de alta e se aproximando da resistência em 11.600 pontos. A expectativa é que tenhamos mais um dia de alta.

PETR4 - Fechou o pregão com um doji em cima de um suporte formado por um topo anterior rompido em março, por volta de 37,60. Minha expectativa era de que recuasse um pouco mais, mas gera entrada contra-tendência ao romper a máxima de sexta.

VALE5 - Continua testando o suporte em 39,90, ainda sem demonstrar muita força. Fechou com uma estrela próxima a este fundo e gera entrada ao romper a máxima de sexta, com objetivo inicial no fechamento do gap em 42,40.

MAGG3 - A posição tomada semana passada se mantém. O stop agora se encontra abaixo de 21,90. Objetivo incial em 24,65.

CSAN3 - Após vários pregões em forte alta, faz o pull-back até próximo do topo anterior em 30,15. Formou um candle mais interessante e pra mim já gerou entrada na sexta. Stop abaixo da mínima de sexta. Objetivo inicial por volta de 33,00

DURA4 - Testa novamente o fundo em 29,80. Falta formar um candle de reversão para gerar entrada contra-tendência.

FFTL4 - Testou o fundo anterior e formou uma estrela. Os mais corajosos já entraram na sexta para aproveitar que o stop estava curto (abaixo de 103,00). Ativo continua em tendência de alta no diário.