sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Análise diária - Sexta, 1o. de agosto

Índice Futuro - No momento, - 0,84%, prenunciando uma abertura em baixa.

IBOV - Após dois dias de forte alta tivemos um recuo natural. Pode voltar a subir a partir de hoje ou recuar mais um ou dois dias e posteriormente romper o topo anterior em 60 mil pontos pra fazermos o desejado pivot de alta.

Dow Jones (DJI) - Ainda acredito que deva testar a resistência em 11.600, mas também pode recuar até o fundo em 11.130. Se romper configura o pivot de alta e entra em tendência terciária de alta.

PETR4 - Após superar a resistência em 35,70 fez um pullback até a cabeça do pequeno pivot. Pros mais corajosos esse pullback foi o bastante pra nova entrada. Fechou com uma estrela. Pra mim ainda não está com o set-up ideal.

VALE5 - Quase fechou o gap aberto em 42,30, onde quem é prudente pôde encerrar mais uma parte da posição. Quem deixou uma ordem de venda no fechamento do gap não foi executado. O stop, que estava abaixo da mínima da primeira hora, foi acionado. Trade fechado com ótimo lucro.

USIM5 - Stop da posição restante acionado ao perder a mínima da primeira hora de ontem. Trade encerrado com ótimo lucro.

ITAU4 - Stop da posição restante continua logo abaixo do fechamento do gap.

LAME4 - Gerou entrada ontem. Na expectativa da confirmação do padrão mastro-bandeira, o objetivo inicial ficaria por volta de 13,00 e o mais afastado em 13,70. Eu, medroso que sou, farei a primeira realização ao atingir os 12,40, onde existe uma resistência. Claro que pode não chegar até lá e por isso meu stop fica abaixo do meu ponto de entrada, por volta de 11,75.

CCRO3 - Conforme planejado, encerramos parte da posição no objetivo inicial em 32,50. Stop da posição restante fica abaixo da mínima de ontem.

Não vejo boas oportunidades para novas entradas, por enquanto. Vamos aguardar um recuo ou uma demonstração maior de força.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Análise diária - Quinta, 31 de julho

Índice Futuro - No momento, - 0,66%, prenunciando uma abertura em baixa.

IBOV - Rompemos os 58 mil pontos que funcionava como resistência com muita disposição. Rompeu também uma LTB que começava em maio. Volume foi bom. Fechou na máxima, mas já está bastante esticado. Próxima resistência em 62.700 pontos. Falta agora recuar um ou dois dias e posteriormente romper o topo anterior pra fazermos o desejado pivot.

Dow Jones (DJI) - A expectativa de ter feito um fundo em torno dos 11.100 pontos se confirmou. Fechou mais uma vez na máxima do dia e deve testar a resistência em 11.600. Se romper configura o pivot de alta e entra em tendência terciária de alta. Mercado americano ajudou nos últimos dois dias o Ibov

PETR4 - Cumpriu a segunda alternativa para entradas que era a superação da resistência em 35,70. Fez um pequeno pivot de alta no gráfico diário, visualizado melhor no gráfico de 60 minutos. Este sinal foi muito importante e já podemos operar com um pouco mais de tranquilidade. Quem não entrou ontem deve aguradar uma nova oportunidade de entrada. Pra quem comprou no rompimento, o stop fica logo abaixo da cabeça do pivot em 35,80.

VALE5 - Abriu com gap de alta e passou com folga pelo objetivo inicial em 39,70. Deve ir fechar o gap aberto em 42,30, onde encerro mais uma parte da posição. O stop, como a barra de ontem foi muito longa, eu deixaria abaixo da mínima da primeira hora de hoje. Faço dessa forma pra não devolver o lucro de ontem num eventual recuo.

USIM5 - Abriu com um enorme gap de alta, saltando nossa realização parcial que pôde ser feita acima de 66,15, conforme plano inicial. Melhor ainda ! Foi muito além, possibilitando mais uma realização parcial. Stop da posição restante eu também deixaria abaixo da mínima da primeira hora de hoje.

ITAU4 - Abriu com gap, permitindo realizarmos parte da posição acima do objetivo inicial em 32,85, conforme planejado. Deu chance de encerrarmos mais uma parte da posição aproveitando a euforia do início do pregão. Stop da posição restante abaixo do fechamento do gap.

LAME4 - A superação de 11,70 configura o padrão mastro-bandeira. Ontem fechou em cima deste patamar, ainda não gerando entrada. Vale ficarmos atentos para o rompimento após a primeira hora.

CCRO3 - Segue em busca do objetivo inicial em 32,50, onde poderemos realizar parte da posição. Stop fica abaixo da mínima de ontem.


Quem não aproveitou a forte alta dos últimos dois dias, por qualquer motivo, deve manter a calma. Entradas agora seriam totalmente imprudentes. A festa já deve estar no fim. O swing-trader que resolver chegar agora, provavelmente vai ter que arrumar a bagunça. É hora de administrar os stops e esperar por nova oportunidade.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Análise diária - Quarta, 30 de julho

Índice Futuro - No momento, + 0,88 %, prenunciando uma abertura em alta.


IBOV - Voltamos a testar os 58 mil pontos , agora como resistência. A superação deste patamar seria um sinal positivo. Suporte em 56.400 pontos. O possível repique aconteceu e pode durar mais alguns dias, mas continuamos em tend. de baixa. Operações mais seguras apenas depois do pivot de alta. De todo modo, fechou na máxima do dia, um bom sinal. Expectativa de um dia altista.


Dow Jones (DJI) - Mercado se recuperou do dia anterior. Parece ter feito um fundo em torno dos 11.100 pontos. Fechou na máxima do dia. Pode continuar a subir até romper a resistência em 11.600, configurando o pivot de alta. Acho que se for testar a resistência ainda faz um zigue-zague, não deve subir direto.


PETR4 - Stop da posição restante (ou inteira pra quem ainda não tinha realizado) acionado ao perder a mínima de ontem. Um novo teste do suporte em 33,60 pode gerar nova oportunidade. A outra alternativa pra entradas é a superação da resistência em 35,70, visualizada no gráfico de 60 minutos. Com isso geraria um pivot de alta, menos importante que no diário, mas mesmo assim, um sinal positivo.


VALE5 - Continuou seu movimento de alta em busca do objetivo inicial em 39,70. Para os comprados no papel, o stop deve ser ajustado pra ficar abaixo da mínima de ontem. Dessa forma o trade não pode mais dar prejuízo, se formos stopados ficaremos no zero a zero.


USIM5 - Pra quem entrou, apostando na vantagem do stop ser curto, o mesmo agora deve ficar abaixo da mínima de ontem. Em 66,15 poderemos realizar parte da posição.


BBAS3 - Testou o suporte em 23,00 e subiu forte sem o candle de reversão ou um pivot de alta no gráfico de 30 mins. ou 60 mins. Este tipo de movimento é difícil de pegar. Se estivéssemos com as tendências em alta poderíamos ter colocado uma ordem de compra neste suporte, mas como a tendência é de baixa isso se torna arriscado. Alguns traders usam a superação da máxima da primeira hora como set-up de entrada. Neste caso teria dado certo. Eu só uso esta estratégia se estivermos em alta.


FFTL4 - Ao perder o fundo em 103,00 configurou o pivot de baixa no gráfico diário. Swing-trades agora são contra-tendência, portanto, mais perigosos.


ITAU4 - Na parte final do pregão parecia que o ativo iria formar um doji ou uma estrela. Quem se antecipou e comprou apostando num candle de reversão acabou fazendo bom negócio. Fechou na máxima do dia. Objetivo inicial em 32,85, onde vale uma realização parcial. Stop abaixo dos 31,50.


GFSA3 - Rompeu a resitência anterior, fechou o gap aberto e encerrou o pregão na máxima. A expectativa é de continuação do movimento, mas não vejo entrada segura, por enquanto. Mais uns dias de alta e pullback até o topo rompido com candle de reversão é o que eu aguardaria pra entrar no papel.


ODPV3 - A superação de 42,52 com bom volume configura um mastro-bandeira e gera entrada.


LAME4 - A superação de 11,70 também configura o mesmo padrão de ODPV3 e também gera entrada.

CCRO3 - Fez um pivot de alta no gráfico diário com um candle amplo e fechando na máxima. O volume poderia ter sido bem melhor, mas a expectativa é de continuação da alta até 32,50 inicialmente, já que a tendência agora ajuda.

Análise diária - Terça, 29 de julho

Índice Futuro - No momento, + 1,01%, prenunciando uma abertura em alta.

IBOV - Iniciou o dia de com boa força, deixando a expectativa de um dia altista. Acabou fechando no negativo e formando um martelo invertido. Não gosto muito deste candle. Suporte está logo abaixo em 56.400, . O possível repique, apesar de ter ficado mais complicado com o fechamento de ontem, ainda é possível. O desempenho do Dow ontem prejudicou o desempenho do Ibov.

Dow Jones (DJI) - Mercado derreteu ontem, fechando o dia na mínima. Clara tendência de baixa em todas as periodicidades. Suporte fica em torno dos 10.800 pontos, que deve ser testado em breve, mas se voltar a subir a partir daí e romper a resistência em 11.600 configura o pivot de alta.

PETR4 - Gerou entrada contra-tendência ao romper a máxima do doji de sexta. Já deu chance de realizar um pedaço pequeno da posição ao atingir cerca de 3% de alta. Sim, o objetivo inicial continua sendo os 36,20, mas com o mercado atual é fundamental garantir qualquer lucro assim que possível. Stop da posição restante abaixo da mínima de ontem. Se chegar neste patamar realizo mais uma parte.

VALE5 - Abriu em gap de alta e nos deu a falsa impressão de um dia bastante positivo. Fechou o gap no fim do dia. Também deu a chance de realização de um pequeno lucro para tirar um pouco do estresse da operação. O objetivo inicial está em 39,70 e o stop abaixo da mínima de ontem.

LAME4 - Ainda na expectativa de uma possível formação de mastro-bandeira ao romper a resistência em 11,70. Por enquanto parece ter voltado para dentro de uma pequena congestão.

USIM5 - Continua testando um suporte importante. Uma entrada neste patamar tem a vantagem do stop ser bem curto, abaixo de 62,25

BBAS3 - Testa o suporte em 23,00 - 22,50, mas ainda sem o candle de reversão. Pode ser uma boa oportunidade, mas devemos aguardar ou o tal candle ou um pivot de alta no gráfico de 30 mins. ou 60 mins.

FFTL4 - Chegou a perder o suporte em 103, mas fechou em cima dele. A entrada neste patamar tem a vantagem do stop curto. A tendência terciária é indefinida. Se perder este fundo configura o pivot de baixa no gráfico diário.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Análise diária - Segunda, 28 de julho

Índice Futuro - No momento, + 0,64%, prenunciando uma abertura em alta.

IBOV - Perdeu o importante suporte em 58 mil pontos , mas fechou a sexta com uma estrela de longa sombra inferior. Podemos operar um possível repique, mas com menos capital e stops bem curtos. Está bem afastada da MM21, o que favorece o tal repique.

Dow Jones (DJI) - Suporte fica em torno dos 10.800 pontos e a resistência em 11.600 pontos. Se voltar a subir e romper a resistência configura o pivot de alta.

PETR4 - Testou um fundo em 33,80 e fechou com um doji. O rompimento da máxima pode gerar entrada contra-tendência com objetivo curto em 36,20, onde realizo parte da posição.

VALE5 - Fechou o pregão de sexta com uma estrela de longa sombra inferior. Podemos operar este repique com objetivo inicial curto em 39,70 se romper a máxima de sexta .

LAME4 - Possível formação de mastro-bandeira. Se romper a resistência em 11,70 confirma o pivot de alta, passa a tendência terciária de alta e gera entrada.

USIM5 - Se encontra em tendência de baixa , mas em cima de um suporte importante. A formação de um candle de reversão ou um pivot de alta no gráfico de 30 mins. ou 60 mins. pode gerar entrada contra-tendência.

Análise semanal - 28 de julho a 1 de agosto

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais. As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima da máxima da semana passada nos ativos abaixo. Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento.É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores. Se a entrada acontecer na segunda-feira vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.

PETR4 - Primária de alta e secundária de baixa. Bateu num forte suporte em 33,80. Falta um candle de reversão nesta semana para gerar entrada na próxima.

VALE5 - Perdeu um suporte importante e ficou com o gráfico mais feio ainda. Se encontra bastante sobrevendido. Um candle de reversão nesta semana pode gerar entrada na outra semana. Nesta, eu acho bem pouco provável um set-up de entrada.

MAGG3 - Fez um doji na semana passada e por isso subimos o stop pra ficar abaixo da última semana. Objetivo inicial no topo em 24,65, onde convém realizar parte da posição.

FFTL4 - Primária e secundária de alta. Está em cima da MM21 e testando um suporte de 3 semanas atrás. Ao superar a máxima da semana passada gera entrada com objetivo no topo histórico.

CSNA3 , USIM5 e GGBR4 - As três grandes siderúrgicas fizeram um pivot de baixa no semanal, tornando as entradas mais difíceis. Bastante sobrevendidas, estão atingindo suportes importantes, mas vamos aguardar um candle de reversão para pensar em compras. Setor mostra bastante fraqueza.

BBDC4 - O objetivo era realizar parte da posição na MM21. Ativo quase chegou lá e começou a ceder. Acontece, às vezes, de por muito pouco sua ordem não ser executada. Foi o caso. O trader que realizou parte da posição mesmo um pouco abaixo da MM21 está mais calmo. Stop da posição restante sobe pra mínima da semana passada. Quem não realizou e mantém a posição inteira também deve encurtar o stop para o mesmo patamar.

ITAU4 - Mesma situação de BBDC4. Os prudentes, satisfeitos com o lucro, realizaram parte da posição na MM21, perto de 34,65. O stop de todos fica abaixo da mínima da semana anterior. Em ambas o candle da semana passada foi bem feio. Quem não entrou está tendo nova chance com os preços nestes níveis.