sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Análise diária - Sexta, 22 de agosto

Índice Futuro - No momento, - 0,35%, indicando uma abertura em leve baixa.

IBOV - Rompeu a resistência em 55.600 pontos, mas já está esticado no diário após 3 pregões de alta. Próxima resistência em 56.500 - 56.800 pontos. É hora de administrar stops. Entradas agora embutem um risco grande, portanto, devem ser bem pensadas. Petrobras e Vale carregam o índice, junto com as siderúrgicas.

PETR4 - Continua sua trajetória de alta com muita força. O próximo objetivo fica em 36,50. Subimos o stop da posição remanescente pra mínima da primeira hora de hoje ou pra mínima de ontem. Gosto mais da primeira opção.

VALE5 - Pra quem está comprado no ativo próximo objetivo em 39,80. Quem ainda está fora, como eu, é melhor aguradar um pullback até a zona rompida em 37,50

CSAN3 - Com o exuberante desempenho dos papéis com mais peso no índice, parece que o papel ficou esquecido. Não desenvolveu nem fomos stopados . Stop continua abaixo de 27,00 e realização parcial em 28,80.

BBDC4 - Realização parcial feita ao testar os 30,15. Posição restante encerrada ao perder a mínima da primeira hora de ontem . Papel voltou a subir, mas é importante seguir o que foi planejado antes. Trade concluído com lucro.

ITAU4 - Stop da posição restante acionado ontem ao perder a mínima da primeira hora. Trade encerrado com lucro.

SDIA4 - Não gerou entrada ainda, pois o rompimento aconteceu na primeira hora de pregão. Continua gerando entrada hoje ao romper a máxima de quarta-feira. Stop abaixo de 10,43

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Análise diária - Quinta, 21 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 0,14%, indicando uma abertura estável.

IBOV - Após ter fechado o pregão de terça com uma estrela, ontem aconteceu o repique comentado, mas ainda dentro da tendência de baixa. Um recuo agora, sem perder o fundo anterior, e posterior rompimento da resistência em 55.600 pontos geraria o aguardado pivot de alta. Com a alta dos dois últimos pregões, mas levando-se em conta a tendência ainda de baixa, seria prudente realizar parte das posições.

PETR4 - Pra quem é position-trader, ou seja, opera o gráfico semanal, pode gerar entrada ao romper a máxima da semana passada.No diário, gerou entrada ao romper a máxima de ontem em 33,20. Com a abertura em gap talvez alguns não tenham conseguido entrar no ativo. O objetivo inicial, de 34,20, já foi atingido e já pudemos realizar parte da posição. O stop do restante fica abaixo da mínima da primeira hora de hoje.

VALE5 - Deu entrada no semanal ao romper a máxima do candle da semana passada. Stop abaixo da mínima desta semana. No diário, após ter feito um fundo duplo, superou a resistência em 37,15 e também gerou entrada, só que mais arriscada. Quem ainda está fora, como eu, é melhor aguradar um pullback até a zona rompida ou até o fechamento do gap aberto em 36,22

CSAN3 - Superou a máxima de ontem e gerou entrada. Ativo não teve o mesmo desempenho do resto do pregão, talvez desconte este atraso hoje. Stop na mínima de ontem e realização parcial em 28,80.

BBDC4 - A superação da máxima de terça em 29,40 gerou entrada contra-tendência. O problema de entrar ontem foi por ter aberto já em gap. Pra quem conseguiu, stop abaixo da mínima de ontem e primeira realização em 30,15

ITAU4 - Deu entrada ontem ao superar a máxima de terça em 30,67 . Foi um trade mais fácil, o gap foi fechado logo na abertura. Stop abaixo da mínima de ontem e realização parcial já foi possível ao atingir uma resistência formada por um fundos anteriores em 31,50.

SDIA4 - Após vários pregões em queda, testou a banda de bollinger inferior e fez um candle de reversão, um martelo. Gera entrada hoje ao romper a máxima de ontem em 10,83. Stop abaixo da mínima de ontem.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Análise diária - Quarta, 20 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 1,37%, indicando uma abertura em alta.

IBOV - Chegou a perder o suporte em 53 mil pontos, mas acabou se recuperando ainda no início do pregão. Fechou com uma estrela, um candle de reversão que pode sinalizar um repique ainda dentro da tendência de baixa. A perda deste patamar seria bastante negativo para o mercado.

PETR4 - Abriu com um gap de baixa que foi rapidamente fechado. Apesar do stop já ter ficado meio longe, gera entrada ao romper a máxima de ontem em 33,20. Com esse rompimento configura um pivot de alta no gráfico de 60 minutos. Objetivo inicial em 34,20. Menos capital no trade, a tendência ainda é de baixa.

VALE5 - Testou o suporte em 33,90 e fez um padrão semelhante a PETR4. Um novo teste deste fundo pode gerar entrada agressiva. A superação da máxima de ontem, para mim, não apresenta um set-up interessante, visto que existe uma resistência logo acima em 37,15. A superação desta resistência pode ser um set-up melhor de entrada.

EMBR3 - Teve um dia negativo, mas recuou pouco e ainda está longe do set-up ideal para entradas. Um pullback até a antiga resistência rompida em 12,50 seria o desejado. Outra alternativa é operar o gráfico de 60 minutos, procurando um fundo claro pra colocar o stop.

CSAN3 - Não superou a máxima do doji formado na segunda, e por isso, não gerou entrada. Ontem fez um candle menor, o que foi bom pra encurtar o stop. O problema é que pode ter iniciado um movimento lateral que nos deixaria presos ao papel, sem sermos stopados nem dando um lucro razoável. De todo modo, acho que vale uma entrada na superação da máxima de ontem com stop na mínima.

BBDC4 - Testou o suporte em 29,00 e fechou com uma estrela. A superação da máxima de ontem em 29,40 pode gerar entrada contra-tendência. Stop abaixo da mínima de ontem

ITAU4 - Testou o suporte em 29,80 e formou um martelo invertido. A superação da máxima de ontem em 30,67 gera entrada. Stop abaixo da mínima de ontem. Menos capital, claro, é um trade contra-tendência.

BVMF3 - Passa a fazer parte das empresas listadas no lugar de BMEF3 e BOVH3. Vale uma atenção especial devido o forte movimento das finadas ontem. Pode gerar oportunidade para day-trade. É importante marcar um fundo para colocação do stop.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Análise diária - Terça, 19 de agosto

Índice Futuro - No momento, - 1,45%, indicando uma abertura em baixa.

IBOV - Testou mais uma vez o suporte em 53 mil - 53.500 pontos. Um candle de reversão neste patamar pode possibilitar oportunidades em papéis mais atrelados ao índice. Seriam trades contra-tendência, já que estamos em secundária e terciária de baixa. Entradas continuam arriscadas, portanto, se algum set-up de compra acontecer, devemos empregar menos capital.

PETR4 - Testou novamente o suporte em 31,70. Perdendo este patamar, próximo em 30,50. Devemos ficar atentos a algum candle de reversão ou pivot de alta num gráfico intraday para operamos um repique. Por enquanto, só observação.

VALE5 - Em secundária e terciária de baixa, ativo segue rumo ao suporte em 33,90. Se voltar a subir antes de testar este suporte e romper a resistência em 37,50, configura um pivot de alta, mas está longe de acontecer.

EMBR3 - Um dos poucos papéis que mostram força. Continua sua trajetória ascendente, sem apresentar ainda um ponto mais seguro para entrada. Um pullback até a antiga resistência rompida em 12,50 seria o ideal, mas a cada dia acho mais improvável que isso aconteça.

BBAS3 - Testou o gap aberto, mas não vejo sinais muito claros de entrada, em virtude do atual estado do mercado. Melhor ficar de fora.

CSAN3 - Testou o suporte em 27,30, chegando a perdê-lo no intraday, mas acabou fechando com um doji. A superação da máxima deste candle gera entrada com menos capital e stop abaixo de 26,85.

Como diz o jargão, " as facas continuam caindo". Tentar entrar atualmente em alguma operação de compra é pedir pra tomar prejuízo. É hora de só observar, aguardando alguma oportunidade mais clara. É hora também de praticar a paciência, característica fundamental num swing-trader.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Análise diária - Segunda, 18 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 0,58%, indicando uma abertura em leve alta.

IBOV - Continua no meio de uma congestão e pode testar mais uma vez o suporte em 53 mil - 53.500 pontos. Enquanto não clarear o cenário, o melhor a fazer é ficar de fora ou operar papéis em tendência de alta e em pontos seguros de entrada.

PETR4 - Continua dentro de uma congestão, longe da resistência e também longe do suporte. Por enquanto, só acompanhamento, à espera do teste destes extremos.

VALE5 - Na quinta-feira o swing trader já deveria ter realizado parte da posição (ou toda, pros mais prudentes) quando formou um candle de reversão. Stop da posição restante que estava abaixo da mínima de quinta em 36,18 foi acionado. Trade encerrado com pequeno lucro.

EMBR3 - Continua sua trajetória ascendente, já bastante esticado no gráfico diário e sem apresentar ainda um ponto mais seguro para entrada. Um pullback até a antiga resistência rompida em 12,50 seria o ideal.

GFSA3 - Ativo testou o fundo em 24,50, formando um harami na quinta-feira. A entrada seria gerada ao romper a máxima deste candle, mas ela aconteceu nos primeiros minutos de pregão. Abriu com gap que foi logo fechado. Como não operamos na compra na primeira hora de pregão (salvo raríssimas excessões) , não entramos.

TRPL4 - A expectativa de continuação do movimento altista após um candle de reversão na quinta , não ocorreu. A entrada não foi gerada por ter aberto o pregão e superado a máxima de quinta apenas nos minutos iniciais. Este hábito de só operar na compra após a primeira hora (ou ao menos, a primeira meia hora) evita falsas entradas, ainda mais num mercado baixista como o nosso atual.

BBAS3 - Abriu com gap que não foi fechado mesmo com a derretida do Ibov. Um novo teste do gap pode gerar entrada. No momento atual eu considero arriscada a entrada, mesmo podendo ter sido um gap de fuga. O stop está meio longe e existe um gap aberto logo abaixo.