sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Análise diária - Sexta, 10 de outubro

Índice Futuro - No momento, - 4,58%, indicando uma abertura em forte baixa

IBOV - Mais uma vez o Ibov se sustentou até o final do pregão quando o Dow Jones o arrastou junto pra baixo. Perdeu o suporte em 38 mil pontos e agora pode testar o seguinte, em 34 mil pontos. Não há, no momento, qualquer sinalização de retomada do movimento de alta.

PETR4 - Apesar de operar o dia no positivo, cedeu no final do pregão. Deve perder o suporte em 25,00 ou hoje ou nos próximos dias. Não vejo oportunidades de swing-trade nem na compra nem na venda

VALE5 - Também demonstrou força durante o pregão, mas cedeu no fim. Próximo suporte em 23,50 está bem próximo. O seguinte fica em 22,90. Não vejo nenhum set-up no momento nem na compra nem na venda.

USIM5 - O suporte em 26,10 já foi testado. Se perdido em fechamento, o próximo fica em 24,35. Um candle de reversão nesta região pode gerar alguma oportunidade contra-tendência na compra, mas continuo achando arriscado até melhorar o cenário.

ITAU4 - Deve fazer um novo teste dos 23,00. Um candle de reversão pode ser uma oportunidade de compra contra-tendência, mas no mercado atual é arriscado. Melhor não fazer nada.

BVMF3 - Mostrando uma bela resistência às pancadas do mercado, mas fechou com um candle de reversão, um doji. A perda da mínima em 7,39 gera uma venda em direção ao suporte em 6,50 e depois à sombra em 6,15


Ficar de fora ou operar na venda são as opções mais acertadas. Day-trades na compra também podem ser feitos, mas embutem um risco maior.

Se posicionar na compra seria só para quem é investidor e pensa num prazo de meses ou anos. Existe uma crise de confiança e nesse cenário, não aparecem compradores, só vendedores, o que impede os ativos de subirem.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Análise diária - Quinta, 9 de outubro

IBOV - A volatilidade continua marcando os pregões. Quando parece que vai armar um candle de reversão para um repique, o mercado cede. E quando parece que vai derreter de vez, o mercado dá uma suspirada. O fato é que o nosso mercado está extremamente atrelado ao Dow Jones. O fundo em 37.600 pontos já foi testado novamente, mas fechou um pouco acima. Se perdido em definitivo, próximo suporte em 34 mil pontos.


PETR4 - Fechou o dia com um doji que não quer dizer muita coisa. A maior probabilidade é de teste do suporte em 25,00 novamente. Não vejo oportunidades nem na compra nem na venda


VALE5 - Mostrou força durante o pregão, mas cedeu no fim. Próximo suporte em 23,50 e depois em 22,90. Não vejo nenhum set-up no momento.


USIM5 - Fechou na mínima do dia com um doji-lápide. Um candle de reversão nesta região pode gerar alguma oportunidade contra-tendência, mas por enquanto, nada a fazer.


ITAU4 - Abriu com um enorme gap de baixa e rapidamente se recuperou numa esticada de quase 18% ! Acabou fechando no negativo e sem nos indicar nada. O novo teste dos 23,00 com candle de reversão pode ser uma oportunidade de compra contra-tendência


BVMF3 - Resistiu às trovoadas e fechou com um engolfo de alta, mas acho arriscado assumir posições no momento.




Os day-trades continuam sendo uma boa opção neste mercado de alta volatilidade. Além do mais, poder dormir sossegado sem ter pesadelos com enormes gaps de baixa não tem preço.


Outra opção é simplesmente ficar de fora. É a mais prudente, sem dúvida, pra quem não tem como acompanhar o mercado full-time nem opera na venda.

Análise diária - Quarta, 8 de outubro

Índice Futuro - No momento, - 4,80%, indicando uma abertura em forte queda.

IBOV - O mercado que hávia reagido na parte final do pregão de segunda, iniciou o dia com expressiva alta, permitindo encerrarmos poucos trades abertos na segunda buscando o fechamento dos gaps. Em seguida o Ibov não resistiu e teve mais queda. Próximo suporte em 37.600 pontos. Como a tendência é de baixa, o mais provável é que vá testar este fundo nos próximos dias.

PETR4 - Os mais arrojados que entraram na segunda encerraram toda a posição no fechamento do gap em 30,60. No momento não vejo nenhuma operação de swing-trade possível.

VALE5 - O fechamento do gap em 28,57 não aconteceu. Quem estava dentro desde segunda vendeu para garantir algum lucro em algum ponto acima do preço de compra. Quem quis entrar logo na abertura foi stopado ao perder a mínima da primeira hora, conforme o nosso plano

CSNA3 - Quem entrou na segunda visando o fechamento do gap em 34,70 ainda conseguiu tirar algum lucro da operação. Quem aguardava a superação da máxima de segunda nem teve a ordem de compra executada e assim escapou de um grande tombo.

USIM5 - Papel não conseguiu fechar o gap. Os mais arrojados que entraram na segunda já haviam realizado parte da posição na própria segunda. O restante da posição foi stopada junto ao ponto de compra, ou na pior das hipóteses, ao perder a mínima da primeira hora. Quem estava fora continuou fora se aguardou ao menos a meia hora inicial do pregão.

CYRE3 - Abriu com um enorme gap de alta que permitiu a realização de boa parte da posição (ou toda a posição). Um gap daquele tamanho não se sustenta, ainda mais num mercado como o atual. Stop da posição restante foi acionado no ponto de compra, ou na pior das hipóteses, ao perder a mínima da primeira hora. Ativo foi uma das maiores quedas

ITAU4 - Quem estava dentro desde segunda já tinha realizado parte da posição. Foi stopado na posição restante no ponto de entrada, na pior das hipóteses. Quem estava fora e entrou na superação da máxima de segunda foi stopado junto ao ponto de compra, ou ao perder a mínima da primeira hora.

BBDC4 - Este papel demonstrou mais força e fechou o gap. Quem estava dentro desde segunda encerrou o trade com bom lucro. Quem estava fora e entrou conseguiu também algum lucrinho.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Análise diária - Terça, 7 de outubro

Índice Futuro - No momento, - 1,44%, indicando uma abertura em baixa.


IBOV - O suporte na região dos 41.500 pontos não foi nem notado pelo Ibov que passou direto e foi testar o suporte seguinte em 38 mil pontos. Após 2 circuit-breakers, mercado reagiu na parte final do pregão, dando chance, inclusive de entrada em vários papéis, apostando no fechamento dos gaps. Importante: mercado em fortíssima tendência de baixa, então quase todas as entradas foram ou serão contra-tendência.


PETR4 - Ativo perdeu os suportes mais próximos e foi testar um bem mais afastado, um topo de janeiro de 2007. Reagiu na parte final do pregão. Os mais arrojados já entraram e fecharam parte da posição. Se o trade evoluir, o próximo objetivo será no fechamento do gap em 30,60. Pra quem está fora acho que existem opções mais interessantes.


VALE5 - Quem estava vendido e seguiu a nossa análise encerrou o trade na abertura de ontem. Mercado caiu ainda mais e quem segurou mais um pouco teve um lucro ainda maior, mas o da abertura já tava de ótimo tamanho. Papel no final do pregão deu oportunidade de entrada, visando o fechamento do gap em 28,57. Stop abaixo da mínima de ontem e, em seguida, abaixo da primeira hora de hoje.


CSNA3 - Quem estava vendido realizou a posição restante na abertura de ontem. Papel caiu muito mais, mas como não é possível adivinhar, seguimos o plano. Na parte final se recuperou junto com todo o mercado, dando chance de entrada visando o fechamento do gap em 34,70. Na superação da máxima de ontem ainda é possível uma entrada com objetivo curto. Stop abaixo da mínima de ontem e, em seguida, abaixo da primeira hora de hoje.


USIM5 - Os vendidos zeraram a posição restante na abertura. Fechou o dia com um martelinho, quase um doji-libélula. Os mais arrojados já entraram e até garantiram um pouco do lucro. Quem está fora pde entrar ao romper a máxima de ontem, em 30,50 , visando o fechamento do gap em 34,04. Este é o papel que tem mais espaço pra percorrer até o gap. Stop abaixo da mínima de ontem e, em seguida, abaixo da primeira hora de hoje.


CYRE3 - Impressionou pelo volume negociado ontem e por ter sido um dos pouquíssimos papéis que fecharam no azul. Uma entrada com menos capital foi possível. Stop abaixo da mínima de ontem e, em seguida, abaixo da primeira hora de hoje.


ITAU4 - Testou um fundo mais afastado em 23,00 e se recuperou, fechando com um martelo de longa cauda. Quem ainda não entrou pode fazê-lo hoje ao romper a máxima de ontem, visando o fechamento do gap. Stop igual ao dos demais papéis.


BBDC4 - A diferença pra ITAU4 é que formou uma estrela, e não um martelo, no pregão de ontem. Gera entrada, pros que ainda não entraram , ao romper a máxima de ontem. Stop igual ao dos demais.

Análise diária - segunda, 6 de outubro

Índice Futuro - No momento, - 7,16%, indicando uma abertura em fortíssima baixa.

IBOV -Próximo suporte na região dos 41.500 pontos. Com o índice apontando tão para baixo devemos testar hoje este suporte. O momento é de ficar de fora de qualquer operação, tanto na compra como na venda. Operações de day-trade, apesar de mais arriscadas, podem ser feitas.

PETR4 - O próximo suporte está em 30,20. Perdendo este, próximo só em 28,40. Nada a fazer no momento, só olhar.

VALE5 - Quem opera na venda entrou na quinta (ao perder a mínima de quarta em 30,91), já realizou parte do lucro. Ao testar o fundo em 29,09, mais uma realização. O restante eu realizaria na abertura de hoje, mesmo sob o risco de que vá cair ainda mais.

CSNA3 - Quem opera na venda entrou ao perder a mínima de quarta e já realizou boa parte da posição ao testar o fundo em 36,20. O restante eu realizaria na abertura de hoje.

USIM5 - Gerou uma boa oportunidade de venda ao perder a mínima de quarta em 38,71. Objetivo que era no fundo anterior em 36,20 já foi atingido e boa parte da posição já foi realizada. O restante da posição eu realizaria na abertura de hoje.

Análise semanal - 6 a 10 de outubro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais.
As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima do ponto de entrada sugerido nos ativos abaixo.
Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento. É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.
Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.

PETR4 - Após a realização parcial, o stop da posição restante foi acionado ao perder 32,56, mínima da semana retrasada.

VALE5 - Perdeu o suporte do retângulo e agora ficou com as médias bem inclinadas pra baixo, deixando ainda mais claro sua tendência de baixa. Atingiu um forte suporte em 28,90, mas , por enquanto, nada a fazer enquanto não fizer um movimento mais firme para cima.

USIM5 - Stop que estava abaixo da mínima em 36,16 foi acionado. O gráfico ficou bem feio. Nada a fazer , por enquanto.

CSNA3 - Acionado stop que estava abaixo da mínima da semana retrasada em 42,14 (ou no fundo em 41,91). Nada a fazer, por enquanto.

TRPL4 - Stop acionado ao perder a mínima da semana retrasada em 45,13. Depois voltou a subir, mas já tínhamos sido stopados. Trade encerrado no zero a zero.

FESA4 - Não rompeu a máxima do doji da semana passada e por isso não gerou entrada. Ativo perdeu o fundo em 9,50. Próximo suporte só em 8,65