sábado, 8 de novembro de 2008

Análise semanal - 10 a 14 de novembro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais.

As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima do ponto de entrada sugerido nos ativos abaixo.


Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento. É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.

Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.






Clique na imagem para ampliá-la

IBOV - Após atingir os 29.500 pontos fez um movimento de repique bastante forte e encerrando a semana retrasada com a máxima em 37.945 pontos. Semana passada chegamos a ter o rompimento desta máxima, mas fechamos abaixo, com um estrela. Ainda não apresentou um pivot de alta no semanal, o que deixa qualquer operação de compra menos confiável, portanto, como estamos em tendência secundária de baixa, qualquer compra será contra-tendência.


Se perdermos a mínima da semana passada, em 35.386 pontos poderemos testar novamente a região dos 29.500 pontos. Por outro lado, se rompermos a máxima em 41 mil poderemos ter a continuidade do repique.


PETR4 - Ativo em secundária de baixa. Pra quem apostou no trade contra-tendência, comprando ao romper a máxima da semana retrasada, stop agora fica abaixo de 22,22, mínima da semana passada. Se passar a máxima, em 25,68, acho que devemos encerrar grande parte da posição na resistência em 28,30, formada por fundo anterior (mais próximo) e topo anterior (mais afastada). Não vejo nem compra nem venda no momento.


VALE5 - Ativo em secundária de baixa. Rompeu a máxima da semana retrasada , em 25,70, testou a resistência inicial em 28,60 e recuou. Se perder a mínima da semana passada deve testar novamente os 20,25. Se superar a máxima , próximas resistências em 30,45 e depois em 33,75. Compras, para mim, só se fizer um pivot de alta.. Muito esticada pra baixo para uma venda também.


ITAU4 - Ativo em secundária de baixa. Gráfico bastante difícil de operar pela amplitude dos candles. Rompeu a máxima da semana retrasada, testou a resistência em 28,60 e recuou. Pra quem está dentro stop na mínima da semana passada em 23,78. Não vejo entrada clara no momento.

USIM5 - Secundária de baixa. Não gerou compra nem contra-tendência. Parece estar formando uma congestão em fundo. O rompimento da máxima da semana passada pode gerar compra contra-tendência com objetivo inicial no gap aberto em 34,04, mas é um trade arriscado, então menos capital.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Análise diária - Sexta, 7 de novembro

IBOV - Deu continuidade ao movimento de queda que pode ser o início da retomada da tendência de baixa ou apenas uma perna de baixa pra posterior formação de um pivot de alta. Fechou o pregão em cima da retração de fibo de 0,38%. Se voltar a subir a partir daí será uma demonstração de força do mercado.

PETR4 - Perdeu ontem a mínima do harami de quarta e gerou uma venda cuja primeira realização já foi possível perto de 22,30. Stop de recompra fica acima da máxima de ontem, em 24,15

VALE5 - Chegou a perder a MM21 no intraday e indo testar cirurgicamente o fundo em 23,75. Acabou fechando com um doji em cima desta média móvel. A superação da máxima do doji, em 25,35, pode gerar compra.

USIM5 - Objetivo inicial da venda aberta em 24,40, já atingida e assim pudemos realizar parte da posição. Stop de recompra do restante acima da máxima de ontem, em 25,55

CSNA3 - Objetivo inicial da venda aberta em 26,00 já alcançado antes de abrir o pregão, possibilitando uma realização parcial. Stop de recompra da posição restante acima do fechamento do gap em 26,61.

ITAU4 - Objetivo inicial da venda aberta atingido no fechamento do gap em 24,89, possibilitando uma primeira realização. Stop de recompra da posição restante fica acima da máxima de ontem , em 25,35. Encostou na MM21 que pode ter servido de suporte. Formou uma estrela, cuja superação da máxima pode gerar compra.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Análise diária - Quinta, 6 de novembro

Índice Futuro - No momento, - 0,70%, indicando uma abertura em baixa.


IBOV - Após quase 6 pregões consecutivos de alta, o mercado finalmente cedeu. Fechou o pregão com um engolfo de baixa que pode ser o início da retomada da tendência de baixa ou apenas uma perna de baixa pra posterior formação de um pivot de alta.


PETR4 - Não conseguiu superar a máxima de ontem em busca da resistência em 28,40 e fechou o dia com um candle negativo, um harami, cuja perda da mínima pode gerar uma venda.


VALE5 - Ultrapassou a resistência em 26,90 e fez um pivot de alta, mas recuou junto com o restante do mercado no que pode ser um pull-back . Um novo teste da zona de 25,50 pode gerar compra. Existe a MM21 logo abaixo que também pode ser usada como suporte.


USIM5 - Acionou uma venda na sexta e o stop de recompra na terça. Fez um topo em 30,25, recuou e formou novo topo abaixo do anterior, em 29,45. Acionou nova venda ontem ao perder o fundo em 29,26. Objetivo inicial em 24,40, onde existem alguns fundos, visualizados no gráfico de 60 minutos. Stop de recompra acima da máxima de ontem, em 28,19


CSNA3 - Acionou nova venda ao perder o fundo em 28,10. Objetivo inicial em 26,00 , região com alguns topos intermediários servindo de suporte (visualizado no gráf. de 60 minutos). Stop de recompra acima da máxima de ontem, em 29,89


ITAU4 - A perda da mínima de terça, em 27,80, gerou venda com objetivo inicial no fechamento do gap em 24,89. Outro papel do setor, BBDC4, fez um movimento bem parecido.

Análise diária - Quarta, 5 de novembro

Índice Futuro - No momento, - 1,70%, indicando uma abertura em baixa.

IBOV - O índice continua subindo, mas sem fazer ainda um pivot de alta. O estado agora está ainda mais sobrecomprado no curtíssimo prazo. A resistência em 39.600 pontos foi desprezada e agora a próxima fica em 41.550 pontos. Um candle de reversão neste patamar seria interessante para operarmos na venda .

PETR4 - Superou a resistência formada pela MM21 e já testou a mais importante resistência em 25,40. Próxima resistência em 28,40. Os swing-traders estão coçando pra entrar, mas não vejo entrada clara no momento, seja pra compra ou venda. Um candle de reversão no atual patamar pode gerar uma venda.

VALE5 - Ultrapassou a resistência em 26,90 e fez um pivot de alta, o que significa que o papel está com a tendência terciária em alta. Aguardar um pull-back deste rompimento seria o mais seguro a fazer para operarmos na compra. Próxima resistência em 29,48

USIM5 - Gerou uma venda ao perder os 28,77 na sexta. Stop de recompra da posição foi acionado ao superar a máxima de ontem, em 28,50. Trade encerrado no zero a zero.

CSNA3 - A perda da mínima de sexta, em 29,35, gerou uma venda. O stop de recompra foi acionado ao superar a máxima de ontem em 29,47. Trade encerrado com pequeno prejuízo.

ITAU4 - A expectativa de mais alta foi confirmada. Papel testou a resistência por volta de 29,68 e formou uma shooting star, um candle de reversão, em cima da MM55. A perda da mínima, em 27,80, gera venda com objetivo inicial no fechamento do gap em 24,89.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Análise diária - Terça, 4 de novembro

Índice Futuro - No momento, + 2,56%, indicando uma abertura em alta.

IBOV - O mercado parece não querer retornar a tendência de baixa, embalado por conta da forte alta dos papéis dos bancos, especialmente, ITAU4. O estado ainda é bastante sobrecomprado no curtíssimo prazo. Existe uma importante resistência logo a frente, em 39.600 pontos. Devemos ficar atentos à um sinal negativo como um candle de reversão neste patamar para operarmos na venda com mais cautela. Algumas operações de venda já foram iniciadas e, como o mercado de um modo geral continua subindo, devemos manter os stops curtos.

PETR4 - A próxima resistência importante continua em 25,40. No fim do pregão de ontem deu uma recuada, mas ainda não formou um candle de reversão para pensarmos em venda. Nada a fazer no momento.

VALE5 - Testou a resistência em 26,90 e fechou com um candle não muito significativo. Nada a fazer , no momento, seja na compra ou na venda. Entrar no rompimento desta resistência eu considero arriscado, prefiro aguardar um pull-back, ou melhor ainda, um pivot de alta.

USIM5 - Gerou uma venda ao perder os 28,77 na sexta. Stop da posição deve ser ajustado pra ficar acima da máxima de ontem, em 28,50. Se formos stopados ficaremos no zero a zero.

CSNA3 - A perda da mínima de sexta, em 29,35, gerou uma venda. O stop de recompra deve ficar agora acima da máxima de ontem em 29,47. Se formos stopados sairemos com pequeno prejuízo.

ITAU4 - Ainda bem que o trade de venda não foi acionado (o plano era vender se perdesse a mínima do doji de sexta). Abriu com mega gap de alta que não foi fechado. E não é obrigatório que seja fechado, mas como o mercado não gosta muito de gaps, devemos ficar atentos a um possível sinal que possa levar o ativo a fechar o gap , em 24,89. Papel teve enorme volume, acho que ainda tem espaço pra subir mais um pouco.

GFSA3 - Stop de recompra, que estava acima da máxima de sexta, foi acionado. Trade de venda iniciado na sexta e encerrado no zero a zero ou com algum lucro pros que foram prudentes e realizaram parte da posição na forte queda (-10%) da própria sexta

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Análise semanal - 3 a 7 de novembro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais.
As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima do ponto de entrada sugerido nos ativos abaixo.Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento.
É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.
Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.


O Ibov após atingir os 29.500 pontos fez um movimento de repique bastante forte e encerrando a semana passada com a máxima em 37.945 pontos. Se estivéssemos em tendência de alta, a superação desta máxima geraria compra em vários ativos atrelados ao índice, mas acho bastante arriscado, sem fazer um pivot de alta, no mínimo , no prazo diário. O ideal seria um pivot de alta no semanal, sem dúvida.

Hoje, segunda, por exemplo teríamos tido entrada em BBDC4, VALE5, sem falar de ITAU4, com um mega gap de alta. Esses ativos romperam a máxima da semana passada.

Outro problema é a amplitude do último candle, ou seja, a distância entre ponto de entrada e o stop ser muito grande. Isso significa que até podemos operar contra-tendência, mas com capital ainda mais reduzido.

Resumindo, acho que a relação risco x retorno não compensa o trade. Um candle menor nesta semana que começa hoje seria interessante. Uma menor volatilidade seria sinal de que o mercado deu uma acalmada.

Aproveitando, queria ressaltar a importância do uso do stop, qualquer que seja o tempo do gráfico. Se, por um lado, os position-trades geraram algumas entradas falsas desde maio, por outro, evitou a perda, em muitas vezes maior que metade do capital usado em renda variável.

Vou postar em seguida alguns gráficos de blue-chips e analisar pontos de entrada e stops, usando exclusivamente a técnica de comprar após romper a máxima da semana passada.

Vários traders seriam poupados se estivessem operando apenas pelo gráfico semanal. E se tivessem respeitado os stops e as regras de manejo de risco, claro.

domingo, 2 de novembro de 2008

Análise diária - Segunda, 3 de novembro

Índice Futuro - No momento, + 1,22%, indicando uma abertura em alta.



IBOV - Após 3 dias de fortes altas, tivemos na sexta o que pode ser o início de um provável movimento de fim da correção e retorno à tendência de baixa. Fechamos o pregão com um doji, cuja perda da mínima pode gerar mais queda nos próximos dias. O mercado só não caiu mais por causa de Petro que teve desempenho positivo. Se encontra ainda bastante sobrecomprado no curtíssimo prazo. Algumas operações de venda já foram iniciadas.



PETR4 - A próxima resistência importante só em 25,40, mas acho que não chega até lá. O stop de quem está comprado fica abaixo da mínima de sexta, em 22,00. Se perder este ponto acho que pode até gerar uma venda, mas o candle não é de reversão, então creio que existem oportunidades mais claras de venda.



VALE5 - O stop de quem está comprado ficava abaixo da mínima de quinta, em 24,40 e se estava no automático foi disparado na sexta. Não gosto muito do candle formado , acho que existem oportunidades mais claras pra abrir uma venda.



USIM5 - Stop da posição restante dos comprados que estava abaixo da mínima de quinta, em 28,77, foi acionado na sexta. Trade contra-tendência encerrado com excelente lucro. Também já gerou uma venda ao perder este ponto. Primeiro objetivo em 26,50. Stop acima da máxima de sexta, em 29,48.



GGBR4 - Quem ainda está comprado pode ajustar o stop pra mínima de sexta , em 13,66. Fechou o pregão com um candle de reversão, um doji, cuja perda da mínima pode gerar uma venda com objetivo inicial em 12,55 e stop acima da máxima de sexta, em 14,63



CSNA3 - Quem está dentro teve o stop acionado ao perder a mínima de sexta, em 29,35. Esta perda também gerou uma venda com objetivo inicial em 27,70 e stop acima da máxima de sexta em 30,20



ITAU4 - Stop da pequena posição restante que ficava abaixo da mínima de quinta, em 22,60, foi acionado (e na contramão) se estivesse no automático. Depois o papel voltou a subir, mas creio que fez certo quem deixou no automático. Trade encerrado com excelente lucro. Fechou o dia com um doji, cuja perda da mínima, em 22,20, gera venda. Objetivo inicial em 20,25. Stop acima da máxima de quinta, em 24,15.



GFSA3 - Gerou venda na sexta ao perder a mínima do doji de quinta, em 16,61. O problema foi que já abriu em gap de baixa, que não foi fechado. De todo modo, pra quem conseguiu entrar, o objetivo inicial é no fechamento do gap, em 14,04, mas já deu chance de uma pequena realização parcial para os mais cautelosos. Stop acima da máxima de sexta, em 16,53. Cyrela, outra empresa do setor, gerou venda mais tranqüila por não ter aberto em gap.