sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Análise diária - Sexta, 12 de setembro

Índice Futuro - No momento, + 0,19 %, indicando uma abertura estável.

IBOV - Dando continuidade a expectativa de repique, mercado foi alavancado pelo comportamento das ações da Petrobras. Mais uma vez, lembro que este movimento é, por enquanto, apenas um repique dentro da clara tendência de baixa. Dois dias de repique já estão de bom tamanho pra quem operou na compra. Mercado pode subir mais hoje e semana que vem, mas é hora de ajustar stops e garantir o bom lucro destes dois dias.

PETR4 - Confirmou a expectativa de repique, aliás, foi muito além do que sonharíamos pro pregão de ontem. Abriu em gap que foi logo fechado, dando oportunidade de entrada ao romper a máxima de quarta. Seguindo o plano traçado pra quem entrou na própria quarta, foi feita a primeira realização na abertura e a segunda realização no objetivo inicial que era 30,40. O stop da posição restante pode ficar abaixo de 30,23, um fundo melhor visualizado no gráfico de 30 ou 60 minutos. Em seguida, vou marcar a mínima da primeira hora de hoje e ajustar meu stop pra abaixo deste ponto. Pra quem não entrou no papel, o momento é de apenas observar.

VALE5 - Gerou compra ao romper a máxima de quarta. Objetivo inicial em 36,50 já foi atingido e já pudemos fazer a primeira realização. Stop da posição restante fica junto ao ponto de compra. Assim garantimos um lucro mínimo na operação.

BVMF3 - Papel foi na contramão do mercado. Os mais arrojados que entraram na quarta tiveram o stop acionado na perda da mínima de quarta. Os mais cautelosos, que esperavam o rompimento da máxima de quarta, não entraram e fizeram ótimo negócio. Teve alguma recuperação no fim do pregão e fechou com uma estrela. Pode gerar entrada ao romper a máxima desta estrela. Stop na mínima. Objetivo inicial em 9,70. Nestes casos eu uso bem menos capital. Se nem num dia como ontem conseguiu andar é porque não merece muita confiança.

ITAU4 - Gerou entrada só no fim do pregão quando superou a máxima da estrela formada quarta. Fechou com um candle longo. Um candle menor teria permitido encurtar o stop. O espaço até o objetivo inicial em 31,30 é pequeno e a relação risco-benefício não compensa muito depois de 2 dias de repique. O que podemos fazer é encurtar o stop pra mínima do último candle num gráfico de 60 minutos em 30,50.

USIM5 - O papel teve o pior desempenho entre as grandes siderúrgicas. Gerou entrada ao romper a máxima de quarta mas depois recuou. Stop pode ser ajustado pra mínima de ontem em 42,40. Objetivo inicial em 46,30 , onde vale uma realização parcial.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Análise diária - Quinta, 11 de setembro

Índice Futuro - No momento, - 1,56 %, indicando uma abertura em queda.

IBOV - Após o teste do suporte em 48.500 pontos, mercado chegou a corrigir ainda mais ontem e atingiu os 47.600 pontos no intraday. Voltou a subir ao longo do pregão e fez um movimento positivo, confirmando a expectativa de repique postada ontem, visto que o mercado estava bastante sobrevendido. O sinal de força que esperávamos já foi dado ontem, com vários papéis apresentando candles de reversão. Não devemos nos esquecer, porém, que este movimento é, por enquanto, apenas um repique dentro da clara tendência de baixa. Menos capital, realizações parciais e stops curtos são a forma correta de se operar neste cenário. O índice futuro negativo como está no momento, nos deixa mais apreensivos, então quem ainda não entrou deve ter cuidado hoje.

PETR4 - Ontem chegou a tocar os 26,86, mas demonstrou boa recuperação ao longo do pregão. Fechou com um martelo com longa sombra inferior. Os mais arrojados já entraram comprando ontem. Os mais cautelosos esperam o rompimento da máxima de ontem em 29,25. Como entrei ontem mesmo, fecharei parte da minha posição logo na abertura, até porque o índice futuro não está ajudando, e colocarei o stop do restante um pouco abaixo do meu ponto de entrada. Objetivo inicial em 30,40.

VALE5 - Chegou a perder a mínima do dia anterior, mas fez um importante movimento de recuperação. Já andou demais para o meu gosto, mas é um trade possível, é só usar o manejo de risco pra calcular quantos lotes podemos comprar. Gera compra ao romper a máxima de ontem em 35,72 com stop abaixo da mínima de ontem em 33,11. Objetivo inicial em 36,50.

BVMF3 - Fechou o dia com um martelo com longa sombra inferior. Gerou entrada ontem mesmo pros mais arrojados. Os mais cautelosos entram hoje no rompimento da máxima de ontem em 9,47. Stop abaixo da mínima, em 8,55 com objetivo inicial em 9,70.

ITAU4 - Fechou o pregão de ontem com uma estrela. A superação da máxima de ontem em 30,75, pode gerar entrada. Stop em 29,31. Objetivo inicial numa região de topinhos, em 31,30

USIM5 - Papel bastante sobrevendido, fechou o pregão de ontem com uma estrela numa região de forte suporte, melhor visualizado pelo gráfico semanal. Gera entrada ao romper a máxima de ontem em 44,90. Stop abaixo da mínima em 41,65 e objetivo inicial em 46,30

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Análise diária - Quarta, 10 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 1,12 %, indicando uma abertura em alta.


IBOV - A expectativa de teste e perda dos 50 mil pontos foi confirmada. Mercado ontem caiu pesado, fechando na mínima e já testando o suporte seguinte em 48.500 pontos. Se perder este suporte, o próximo estará em torno de 46.500 pontos e depois em 45 mil . Com toda esta queda, o mercado se tornou extremamente sobre-vendido. Acredito num repique de alta para os próximos dias, mas para operar na ponta da compra, apenas ao apresentar algum sinal de força, como um candle de reversão. Enquanto não fizer, é só olhar. Tentar adivinhar fundo é para os amadores.


PETR4 - Perdeu o suporte em 30,85 na segunda e ontem atingiu o seguinte, por volta de 28,50. Nada a fazer no momento, mas se formar um candle de reversão nesta região pode até gerar um trade contra-tendência com objetivo rápido, stop curto e pouco capital.


VALE5 - Ontem testou e perdeu o suporte em 34,00. Papel se encontra bastante sobrevendido, como quase todos do Ibov, o que pode favorecer um repique pra cima, mas por enquanto, nada a fazer.


Continuo não vendo nenhuma boa oportunidade de compra, muito pelo contrário, "as facas continuam caindo". É hora de ter calma e aguardar uma oportunidade para um trade curto e contra-tendência. Rigor nos stops e no manejo de risco.

Análise diária - 9 de agosto

Índice Futuro - No momento, - 1,84%, indicando uma abertura em queda.

IBOV - O mercado nesta segunda abriu com um gap de alta, conforme as expectativas, mas perdeu força de uma forma muito intensa. A possibilidade de repique nos próximos dias foi descartada. A maior probabilidade agora é de teste e perda dos 50 mil pontos. O momento é de ficar só olhando ou pensar em operar na venda pros que têm mais experiência.

PETR4 - Perdeu o suporte em 30,85 ontem e agora ruma para testar o próximo em 28,50. Nada a fazer no momento. O trader que esperou fechar o gap da abertura ontem foi stopado ao perder a mínima do próprio candle que fechou o gap.

VALE5 - Parece que vai testar o suporte em 34,00. Um candle de reversão neste patamar pode gerar entrada contra-tendência. No momento, nada a fazer.

Não vejo nenhuma boa oportunidade de compra, mas o setor bancário e o setor de construção demonstraram força ontem. Vale ficar de olho para um eventual teste do suporte ou para uma oportunidade de day-trade. E, sempre, stop curto e menos capital.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Análise diária - 8 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 3,3%, indicando uma abertura em forte alta.



IBOV - Mercado se encontrava extremamente sobrevendido. Na sexta chegou a encostar nos 50.100 pontos, mas iniciou uma boa recuperação, produzindo um lindo martelo. A expectativa com este fechamento e com o índice futuro hoje abrindo com um enorme gap de alta, é de um repique nos próximos dias. Já deu entrada para muitos traders na própria sexta. Para os que ainda estão fora, é aguardar a primeira hora ou, ao menos, a primeira meia-hora para entrar com mais prudência e com stop definido. Dou preferência aos ativos com mais peso no Ibov e pros que estavam mais sobrevendidos, como as siderúrgicas.



PETR4 - Chegou a perder o forte suporte em 30,85 na sexta, mas fechou com um belo candle. Gera entrada ao romper a máxima de sexta em 31,86 com stop abaixo de 30,25. Objetivo inicial na MM21 em 33,50, onde vale uma realizada parcial.



VALE5 - O ideal era que o ativo encostasse no suporte em 34,00, mas com o candle de sexta podemos pensar em compras ao romper a máxima de sexta em 36,10. Objetivo inicial em 37,60, onde devemos pensar em realizar parte da posição. Stop abaixo da mínima de sexta em 34,35.



CSNA3 - Abriu o pregão de sexta com um enorme gap de baixa que foi fechado ao longo do pregão. Formou um candle interessante que gera compra ao romper a máxima de sexta em 48,39 com stop abaixo de 46,07. Objetivo inicial, onde vale uma primeira realizada, na MM21 em 53,40.



USIM5 - Ativo testou o fundo em 47,00 e formou na sexta um candle interessante. Gera entrada ao romper a máxima em 48,44. Stop abaixo da mínima de sexta em 46,27. Objetivo inicial com direito a realização parcial em 51,10, onde se encontra o antigo suporte, agora agindo como resistência. Papel é um dos mais sobrevendidos entre os de maior peso no Ibov .

Análise semanal - 8 a 12 de setembro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais. As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima da máxima da semana passada nos ativos abaixo.
Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento. É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.
Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.

PETR4 - Seguindo o plano traçado, tínhamos duas estratégias: aguardar um recuo até a zona de aproximadamente 34,50 ou esperar romper a máxima da semana passada em 36,01. Gerou compra ao recuar até 34,50, porém, o stop foi logo acionado ao perder a mínima da semana passada, em 33,47. Ativo voltou a testar o suporte em 30,85, chegando a perder este nível no fim da semana passada, mas fechou acima. Um novo candle de reversão e posterior rompimento da máxima pode gerar entrada, mas , por enquanto, é só pra acompanhar. Papel em tendência secundária de baixa.

VALE5 - Papel em secundária de baixa. O plano era aguardar um recuo até 37,15 ou o rompimento da máxima da última semana em 39,45. Gerou entrada ao recuar até o ponto que queríamos, porém, logo depois, o stop foi acionado ao perder a mínima da semana passada em 36,47.

GGBR4 - Havia dado entrada semana retrasada ao romper a máxima do harami em 30,48. Stop foi acionado ao perder a mínima da mesma semana em 28,45.

USIM5 - Trade não foi feito, pois gerava entrada apenas ao fechar qualquer dia acima da máxima da semana passada em 58,15. Ativo recuou com força até o forte suporte em 47,10. Um candle de reversão neste patamar e posterior rompimento da máxima da semana pode gerar entrada contra-tendência.

CSNA3 - Deu entrada semana retrasada ao romper 56,75. Stop, que estava abaixo de 49,14, foi acionado na semana passada. No momento, aguardamos um possível candle de reversão no patamar atual para pensarmos numa entrada contra-tendência.

SDIA4 - Ativo ainda não fez o pivot de baixa, então continuamos com a secundária de lado. Fechou a semana formando um doji em cima do suporte por volta de 10,10. Gera entrada ao romper a máxima da semana passada (em 10,95) com stop abaixo de 10,05.

BBDC4 - Papel em secundária de baixa, mas que mostrou força na última semana. Agora testa um suporte ali perto dos 29,00. Formou uma estrela semana passada e gera entrada ao romper a máxima em 30,90. Stop abaixo de 29,05.