sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Análise diária - Sexta, 15 de agosto

Índice Futuro - No momento, - 0,53%, indicando uma abertura em baixa.

IBOV - Apesar do dia altista, antecipado na quarta pela formação de um doji, a probabilidade maior ainda é o teste do suporte em 53 mil - 53.500 pontos, já que a tendência continua de baixa no diário. Quem operou este repique deve administrar os stops e ir realizando parcialmente suas posições.

PETR4 - Abriu em alta e foi perdendo força ao longo do dia. Continua dentro de uma congestão, longe de romper a resistência e também longe do suporte. Por enquanto, só acompanhamento, à espera do teste destes extremos.

VALE5 - Na quarta tivemos um engolfo de alta e realmente gerou um repique. Realizações parciais já deveriam ter sido feitas. Fechou com um candle meio feio. O swing trader, medroso que é, já fechou parte da posição neste candle. Stop da posição restante abaixo da mínima de ontem em 36,18.

EMBR3 - Após romper a resistência em 12,50, segue sua trajetória de alta, ainda sem fazer o esperado pullback até este ponto. Este retorno pode não ocorrer, mas no cenário atual prefiro comprar suportes à rompimentos de resistências.

GFSA3 - Ativo testou o fundo em 24,50, e ontem formou um harami, o candle de reversão que aguardávamos. Gera entrada ao romper a máxima de ontem com objetivo curto em 27,20 e stop abaixo deste fundo

TRPL4 - Após uma queda acentuada, ativo parece ter encontrado suporte. Ontem fez um candle de reversão, fechando na máxima. A expectativa para hoje é de continuação deste movimento. Gera entrada ao romper a máxima de ontem. Stop abaixo da mínima de ontem em 48,50

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Análise diária - Quinta, 14 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 1,27%, indicando uma abertura em alta.

IBOV - O suporte está em 53 mil - 53.500 pontos, mas fechou ontem com um doji, o que pode indicar um repique de curto prazo. A tendência continua de baixa no diário. Enquanto não fizer o famigerado pivot de alta, menos capital e mais cautela nos trades.

PETR4 - Após ter feito uma estrela na quarta, ontem formou um engolfo de alta. Volume foi acima da média. De qualquer modo, acho que só vai clarear quando romper os 34,90 ou testar novamentre o fundo anterior.

VALE5 - Ativo pode ter encontrado suporte num fundo mais afastado. Ontem formou um engolfo de alta e pode gerar um repique ao romper a máxima de ontem com objetivo inicial em 37,50. Stop abaixo de 33,90

EMBR3 - Após romper a resistência em 12,50, um eventual pullback até este ponto pode gerar entrada. Ativo é um dos poucos em tendência terciária de alta.

GFSA3 - Ativo se encontra dentro de uma congestão e agora testa o fundo em 24,50, onde um candle de reversão pode gerar entrada com objetivo curto em 27,20 e stop abaixo deste fundo

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Análise diária - Quarta, 13 de agosto

IBOV - Continua em busca do suporte em 53 mil - 53.500 pontos. Um teste deste suporte pode gerar entradas mais seguras. Até lá, devemos ser criteriosos na escolha dos trades.

PETR4 - O suporte está em 31,80 e a resistência em 34,90. Nada a fazer no cenário atual. Ontem fechou com uma estrela, mas que não nos diz muito na posição atual.

VALE5 - Continua rumando em busca do próximo suporte em 32,30. Fechou com uma estrela também, mas da mesma forma sem mostrar força compradora pra operarmos um repique.

LAME4 - Seguindo o plano postado ontem, não rompeu a máxima de segunda e, portanto, não gerou entrada.

PRGA3 - Ativo, assim como SDIA4, do mesmo setor, é um dos poucos que se encontra em tendência terciária de alta. Não acho que esteja em bom ponto de compra, mas vale acompanhar mais de perto os dois ativos.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Análise diária - Terça, 12 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 0,37%, prenunciando uma abertura em leve alta.

IBOV - Perdeu o suporte em 55.500 pontos e agora ruma em direção ao suporte em 53 mil - 53.500 pontos. Um teste deste suporte pode gerar entradas. Lembrando sempre que operações na compra, na maioria dos papéis, são contra-tendência. A tendência do índice, tanto primária quanto secundária, é de baixa.

Dow Jones (DJI) - Tenho notado que nossa bolsa tem se mostrado cada mais menos atrelada à bolsa americana. Por este motivo, não julgo mais tão importante a análise do Dow, e por isso vou parar de incluí-la no relatório.

PETR4 - Perdeu ontem a mínima de sexta e agora parece ir em busca do suporte em 31,80. Nada a fazer no cenário atual. Um teste deste patamar com candle de reversão pode gerar entrada contra-tendência.

VALE5 - Perdeu o suporte em 35,10 e agora ruma em busca do próximo em 32,30. Ativo se encontra em queda livre, assim como vários outros.

BOVH3 - Quem entrou já na sexta, apostando no martelo formado, foi stopado ontem. Quem foi prudente e aguardou ontem a superação da máxima deste martelo fez bom negócio. Como isso não ocorreu, não gerou entrada.

USIM5 - Os mais prudentes que aguardaram a superação da máxima do doji de sexta só olharam de fora o ativo perder o suporte em 60,00. Próximo suporte na região de 55,20

BBAS3 - Testa o suporte em 22,50, mas é necessário um candle de reversão ou um pivot de alta num gráfico de 30 ou 60 minutos para pensarmos em compras.

LAME4 - Demonstrou alguma recuperação na parte final do pregão de ontem e pode ir em busca do gap aberto logo acima do ponto atual. De todo modo, acho que a relação risco-benefício não compensa muito, mas quem quiser entrar pode fazê-lo com menos capital ao romper a máxima de ontem com objetivo de realizar toda a posição no fechamento do gap em 11,62.

TRPL4 - Testou o suporte na região de 49,30, mas não apresentou um candle de reversão ou outro sinal de força. Um sinal mais positivo pode gerar entrada pelo papel estar numa zona de suporte importante.

Com a forte queda do mercado ontem, não vejo nenhum papel realmente interessante para operarmos na compra hoje. O momento atual é apenas de observação e administração de stops pra quem ainda está dentro de alguma operação.

Quem já tem alguma experiência em day-trades pode aproveitar a grande volatilidade. Apesar de ser um prazo operacional muito mais difícil de operar que swing ou position, atualmente é o mais rentável, na minha opinião. Desde que, obviamente, o trader tenha experiência, bom auto-controle e respeite militarmente objetivos, stops e manejo de risco.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Análise diária - Segunda, 11 de agosto

Índice Futuro - No momento, + 1,25%, prenunciando uma abertura em boa alta.

IBOV - Tocou na resistência em 58 mil pontos e recuou. Existe um suporte em 55.500 pontos e a resistência em 60 mil pontos. Só vai clarear a situação para compras ao testar o suporte e fizer um candle de reversão ou romper a resistência.

Dow Jones (DJI) - Rompeu a resistência em 11.700 pontos e configurou um pivot de alta. Se encontra ainda em cima de uma resistência formada por um fundo anterior de março. Se superar esta zona, a próxima resistência estará em 12.100 pontos.

PETR4 - Fechou o pregão de sexta com mais um doji. No momento, se encontra longe do suporte e também da resistência em 34,90. por isso longe do set-up ideal. O suporte fica em 31,70.

VALE5 - Continua no interior da congestão, com suporte em 35,10 e resistência em 39,90. Só o novo teste deste suporte ou rompimento desta resistência pode gerar entrada .

BMEF3 - Stop acionado ao perder os 11,52. Voltou a subir logo em seguida e fechou acima. Quem prefere stopar só em fechamento continua no trade. Quem estava com stop no automático foi stopado e encerrou o trade com prejuízo.

BOVH3 - Fechou com um martelo em cima do suporte anterior em 16,40. Entrada gerada já na sexta, próximo ao fechamento do pregão, ou hoje na superação da máxima de sexta.

CYRE3 - Papel abriu com gap de baixa, mas se recuperou ao longo do pregão , fechando acima do pregão de quinta. Encerrei minha posição. Meu stop estava abaixo da mínima de quinta e fui stopado na volta do movimento. Trade encerrado com bom lucro.

CCRO3 - Stop acionado ao perder a mínima de sexta em 31,13. Trade encerrado com pequeno lucro.

FFTL4 - Após realizar parte da posição em 98,50, stop da posição restante acionado ao perder a mínima de quinta. Trade encerrado no zero a zero.

USIM5 - Testou novamente o fundo anterior em 60,00 e formou mais um doji. Os mais corajosos já entraram ontem ou até mesmo na quinta, apostando neste candle de reversão. Os mais prudentes aguardam a superação da máxima de sexta pra entrar. Objetivo inicial no fechamento do gap aberto em 65,30. Stop abaixo dos 59,35.