sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Análise diária - Sexta, 26 de setembro

Índice Futuro - No momento, - 2,89%, indicando uma abertura em forte queda.

IBOV - Após a formação de um martelo invertido, um candle de reversão, a expectativa se confirmou. A superação da máxima deste candle ontem nos levava a crer em um novo teste do topo anterior em 53.200 pontos. Porém, com o índice futuro hoje abrindo num grande gap de baixa deixa a dúvida sobre a continuação do movimento. Quem está comprado desde ontem deve ter calma e aguardar a primeira hora do pregão para tomar uma decisão mais pensada. Pros mais arrojados existe uma tática de entrada contra-tendência logo na abertura (pode-se usar um gráfico de 5 minutos) visando o fechamento do gap nos papéis de maior peso. É pra pouco capital, sangue-frio e stop curto.

PETR4 - Gerou entrada ontem ao romper os 35,05 , máxima de quarta . Já testou novamente o topo anterior, possibiltando uma realização parcial. Sim, com o fechamento de ontem poucos foram prudentes para fazer esta realização, já que a expectativa era de mais alta hoje. De qualquer modo, stop abaixo da mínima de ontem em 34,92.

VALE5 - Abriu com gap de alta. O plano era entrar na superação da máxima do harami de quarta, o que pôde ser feito a um preço um pouco mais alto do que gostaríamos, mas isso acontece. Stop na mínima de ontem ou no ponto de entrada para , no mínimo, ficarmos no zero a zero. Eu optaria por aliviar uma parte da posição no ponto de entrada e o restante, stop na mínima de ontem.

CSNA3 - Ainda não gerou entrada pois não rompeu a máxima do harami de quarta. Papel foi um dos poucos a não subir ontem.

USIM5 - Continuo preferindo aguardar o fechamento do gap aberto em 40,50 pra pensar em alguma estratégia.

BVMF3 - Como postado ontem, papel estava bastante interessante. Existia um grande estreitamento das bandas de bollinger nos gráficos intraday, o que sinalizava um movimento mais intenso. As bandas abriram pra cima, já com um gap de alta. Gerou entrada após a primeira hora (ou meia hora pros mais arrojados). Subiu com força e já testou uma resistência intermediária em 9,20, só visualizada num gráfico menor. Quem foi cauteloso já realizou uma parte, mesmo que pequena, da posição. Stop da posição restante fica abaixo da mínima de ontem ou no ponto de entrada.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Análise diária - Quinta, 25 de setembro

Índice Futuro - No momento, + 2,49%, indicando uma abertura em forte alta.

IBOV - Após testar o suporte na região dos 49.280 pontos, mercado fechou com um martelo invertido. A superação da sua máxima seria um sinal consistente de um novo teste do topo anterior em 53.200 pontos. A perda deste candle aumentaria a chance de queda até os 45.350 pontos.





PETR4 - Ativo em terciária de alta, fechou o pregão com um harami, um candle de reversão, mas a posição em que se encontra não oferece uma grande oportunidade de entrada, mas o ativo é um dos que demonstram mais força no momento. O espaço até o topo anterior é pequeno, mas operável. Rompendo a máxima de ontem em 35,05 gera entrada. Stop abaixo da mínima de ontem em 33,89 ou na mínima da própria barra que romper.

VALE5 - Secundária de baixa e terciária indefinida. Fechou o pregão com um candle que é um harami, um candle de reversão. A superação da máxima de ontem em 34,49 gera entrada com objetivo no topo anterior em 37,40. Stop abaixo da mínima de ontem em 33,36. O melhor seria se testasse novamente o fundo em 33,10, mas pode não chegar até lá.

CSNA3 - Ativo em terciária de alta. Formou um harami ontem em cima da retração de 62% da última perna de alta. Gera entrada ao romper a máxima de ontem em 48,20. Stop abaixo da mínima em 46,20

USIM5 - Secundária de baixa e terciária indefinida. Prefiro aguardar o fechamento do gap aberto em 40,50 pra pensar em alguma estratégia.

BBDC4 - Secundária e terciária de baixa. Não mudou nada desde a análise de ontem: o suporte está longe (25,90) e a resistência logo acima (30,60). Não vejo nenhum set-up interessante no momento.

BVMF3 - Papel com a terciária indefinida e a secundária de baixa. O candle de reversão menos amplo que gostaríamos, pra deixar o stop mais curto, aconteceu. Papel está interessante. No gráfico de 60 minutos vemos um estreitamento das bandas de bollinger, o que pode antecipar um movimento mais intenso. Só que pode ser tanto pra cima como pra baixa. O rompimento de um dos lados deve dar a direção que ele vá seguir nos próximos dias.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Análise diária - Quarta, 24 de setembro

Índice Futuro - No momento, + 1,20%, indicando uma abertura em alta.

IBOV - Tivemos um dia com mais um recuo forte, já testando o suporte na região dos 49.260 pontos, um topinho intermediário que coincide com a retração de 50% da última perna de alta. Por enquanto, nenhuma oportunidade de entrada, mas um candle de reversão ou outro sinal de força poderia ajudar a gerar entrada em alguns ativos mais atrelados ao índice. Só lembrando: continuamos em tendência secundária de baixa e terciária indefinida. Abaixo o gráfico:









PETR4 - Ativo em terciária de alta, recuou ontem (pullback)até a cabeça do pivot de alta em 32,50 - 33,00. MM21 passando pela região, no momento. São dois bons pontos de suporte, mas eu prefiro aguardar um sinal de entrada mais consistente. Próximo suporte importante só em 28,30.


VALE5 - Secundária de baixa e terciária indefinida. O gap aberto foi realmente fechado , mas, no momento, nenhuma indicação mais segura pra uma entrada. O teste do suporte em 32,10 e um candle de reversão seria a melhor oportunidade esperada.


CSNA3 - Ativo em terciária de alta. O gap aberto em 46,90 foi fechado. Agora falta um sinal de força para uma nova entrada. Fez um candle bem feio ontem fechando perto da mínima.


USIM5 - Secundária de baixa e terciária indefinida. Os traders que entraram na quinta e tinham mais gordura ajustaram seus stops pra mínima da estrela de segunda em 46,10. Stop acionado. Trade encerrado com lucro. Existe um gap aberto em 40,50 que deve ser fechado em breve. Um sinal de força neste patamar poderia gerar entrada.


BBDC4 - Secundária e terciária de baixa. Fechou o gap aberto em 29,05 e formou um doji que não quer dizer muita coisa. O suporte está longe (25,90) e a resistência logo acima (30,60). Não vejo nenhum set-up interessante no momento.


BVMF3 - Gap em 8,30 foi fechado, mas ainda sem apresentar oportunidades, apesar da estrela de ontem. Papel com a terciária indefinida e a secundária de baixa. Este papel eu considero traiçoeiro, não gosto muito de operá-lo, mas é chegado a grandes movimentos, tanto pra cima como pra baixo. Mais uma recuada e um candle de reversão menos amplo e podemos ter uma oportunidade. O ideal seria o novo teste do suporte em 7,20 ,mas acho que não chega até lá.


CYRE3 - Papel demonstrou certa força, mas existe um gap aberto em 18,50 que deve ser fechado em breve. Quando isso acontecer pensarei em entradas. Se não fechar o gap e voltar a subir será realmente um sinal positivo. Secundária de baixa e terciária indefinida, mas na verdade o gráfico dela é uma grande confusão. Quando acho isso de um gráfico me mantenho distante dele.


Os swing traders continuam líquidos à espera de uma nova oportunidade de entrada. Sem pressa.

Análise diária - Terça, 23 de setembro

Índice Futuro - No momento, - 1,44%, indicando uma abertura em baixa.



IBOV - Mercado que se encontrava realmente bastante sobrecomprado no curtíssimo prazo aproveitou pra realizar o lucro dos dois últimos dias da semana passada. Quem estava dentro aproveitou pra fazer uma realização parcial ou total das posições. Seria bom uma recuada de mais uns dias pra voltarmos às compras com mais segurança. Próximo suporte em 49.260 pontos, um topinho intermediário, melhor visualizado no gráfico de 60 minutos



PETR4 - Quem ainda estava dentro teve mais uma chance ontem de realizar parte da posição com ainda mais lucro na abertura. Stop da posição restante que estava abaixo de 33,00 foi ajustada em seguida pra mínima da primeira hora de ontem. Stop acionado no fim do pregão. Trade encerrado com ótimo lucro.



VALE5 - Quem ainda não tinha feito a realização parcial pôde fazê-lo logo na abertura. Stop da posição restante foi ajustado pra ficar abaixo da mínima da primeira hora de ontem. Stop acionado e o trade encerrado com bom lucro. Existe um gap abaixo que deve ser fechado logo, mas devemos aguardar uma indicação mais segura pra nova entrada.



CSNA3 - Stop da posição restante (ou total pros que confiavam em mais alta ontem) que estava abaixo da mínima de sexta em 48,46 foi ajustado pra mínima da primeira hora de ontem. Stop acionado no fim do pregão e o trade encerrado com ótimo lucro. Existe um gap aberto em 46,90 e o seu fechamento traria mais segurança pra nova entrada.



USIM5 - Quem estava comprado desde a semana passada e ainda não tinha feito a realização parcial pôde fazê-lo logo na abertura de hoje. O stop da posição restante, que estava no ponto de entrada, foi acionado pros que entraram na sexta. Os que entraram na quinta tinham mais gordura e podem ajustá-lo pra mínima de ontem em 46,10.





No momento, nada a fazer. Os swing traders estão líquidos à espera de uma nova oportunidade de entrada. Mercado continua volátil, day-trades podem ser bastante lucrativos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Análise diária - Segunda, 22 de setembro

Índice Futuro - No momento, + 1,01%, indicando uma abertura em alta.

IBOV - A corrida às compras que se iniciou na quinta, se intensificou na sexta. Quem já tinha se posicionado na quinta ficou bem confortável. Minha expectativa de que haveria muita realização de parte dos lucros dos que entraram na quinta aconteceu parcialmente. Mercado abriu pra cima, depois houve a realização esperada, mas os compradores voltaram com força depois do almoço. Mercado se encontra bastante sobrecomprado no curtíssimo prazo. Acho muito bem-vinda uma realização parcial pra quem ainda não o fez.

PETR4 - Rompeu a resistência entre 33,15 e 33,50 e formou um pivot de alta no diário. A ação está muito esticada no curtíssimo prazo. Eu aguardaria um pullback até a cabeça do pivot para entradas mais seguras. Quem entrou na quinta fez uma realização parcial logo na abertura de sexta. Se não o fez acho que seria bom fazer hoje. Stop da posição restante fica abaixo de 33,00. Eem seguida subiria este stop pra mínima da primeira hora de hoje.

VALE5 - Abriu em gap de alta (como todos os papéis) e já testando a resistência em 37,40. Quem entrou na quinta pôde aliviar parte da posição logo na abertura. Stop abaixo da mínima de sexta em 35,76. Também ajustaria o stop pra ficar abaixo da mínima da primeira hora de hoje.

CSNA3 - Abriu com um enorme gap de alta e já testando a resistência em 50,90. Fez um pivot de alta, mas o ativo se encontra bastante sobrecomprado, longe de um bom ponto de entrada. Stop abaixo da mínima de sexta em 48,46. Em seguida ajustaria pra mínima da primeira hora de hoje.

USIM5 - Abriu também com um enorme gap de alta, acima da resistência em 41,80. Testou a seguinte em 46,30. Quem estava dentro desde quinta-feira fez a realização parcial logo na abertura. Quem estava fora marcou a máxima e a mínima da primeira hora de sexta. Ao romper a máxima gerou entrada com menos capital e stop na mínima. Quem o fez pode realizar parte da posição logo na abertura de hoje. O stop da posição restante ficaria no ponto de entrada.

Análise semanal - 22 a 26 de setembro

Nesse prazo operacional (position trade) só olhamos os gráficos semanais. As entradas sugeridas ocorrem em qualquer dia da semana que fechar acima do ponto de entrada sugerido nos ativos abaixo.
Repetindo, o rompimento tem que ser em fechamento. É prudente fazer a entrada com certa folga nos valores.
Se a entrada acontecer na segunda-feira, vale entrar com menos capital e usar o capital restante programado para aquele trade na confirmação de terça em diante.

PETR4 - Acionou entrada na semana passada ao romper a máxima do doji-libélula da semana anterior, em 33,20. Apenas lembrando que esta foi uma entrada contra-tendência, já que o papel está em tendência secundária de baixa. Objetivo inicial em 36,00 , onde vale uma realização parcial. Stop abaixo de 27,91 , mínima da semana passada.

VALE5 - Papel em secundária de baixa. Pode até gerar entrada ao romper a máxima da semana passada em 37,55, mas o espaço até a resistência é curto. Uma entrada mais segura (e com mais espaço pela frente) seria ao romper os 39,50 em fechamento. Stop abaixo de 33,10 (preferi manter o stop na mínima da semana retrasada)

GGBR4 - Ativo em secundária de baixa. Gera entrada contra-tendência ao romper a máxima da semana passada em 26,01. Stop abaixo da mínima da semana passada em 21,80. Objetivo inicial no topo anterior (com realização parcial), em 30,80.

USIM5 - Formação bem parecida com GGBR4. Ativo em secundária de baixa. Gera entrada contra-tendência ao romper a máxima da semana passada em 47,10. Stop abaixo da mínima da semana passada em 36,16. Objetivo inicial (com realização parcial) no topo anterior, por volta de 57,90.

CSNA3 - Gerou entrada semana passada ao romper a máxima do doji-libélula em 51,00(semana retrasada) Foi uma entrada contra-tendência , já que o papel está em tendência secundária de baixa. Stop abaixo da mínima da semana passada em 42,14. Objetivo inicial no topo anterior (com realização parcial) em 57,30.

TRPL4 - Ativo é um dos poucos com a secundária em tendência de alta, ou no mínimo, em tendência lateral. O preço estava próximo da banda de bollinger inferior e MM55. Gerou entrada na semana passada ao romper a máxima da semana anterior em 45,00. Stop abaixo da mínima da semana que rompeu em 40,51.