sexta-feira, 6 de junho de 2008

Análise diária - Sexta, 6 de junho

IBOV - O possível repique de fato ocorreu, conforme análise de ontem, com até mais intensidade que o esperado, levando o mercado de volta a casa dos 71.200 pontos e anulando a tendência terciária de baixa. Minha expectativa é que não vá testar de imediato o topo histórico em 73.800, mas fique num movimento lateral por algum tempo para um posterior rompimento. Importante notar que em grande parte dos ativos a queda de segunda a quarta foi apenas uma correção dentro da clara tendência de alta

INDFUT. - No momento ligeira alta (+0,07%), indicando estabilidade na abertura.

PETR4 - Parece ter formado fundo em torno de 45,30 e ontem fechou um gap de baixa aberto na quarta. O novo teste desta região pode gerar um trade interessante.

ESTC11 - Stop continua abaixo da mínima de quarta. Dará entrada novamente ao romper os 26,50 , configurando um mastro-bandeira. A outra possibilidade seria um recuo até próximo a MM21 e formação de um candle de reversão

FFTL4 - Gerou nova compra ontem , abrindo com um gap. Meu stop está abaixo dos 18,00. Notamos um aumento no volume nos últimos pregões , o que nos dá maior segurança no movimento. Rompimentos com volume são muito mais confiáveis.

GPIV11 - Atingiu uma nova resistência na casa dos 20,80. Quem ainda não realizou parte da posição iniciada em 2 de junho pode fazer agora. O stop da posição restante ficaria abaixo do fechamento do gap formado ontem em 19,60

TEMP3 - Vale uma especial atenção ao papel. Recuou até perto dos 7,11 , conforme gostaríamos. Swing-traders mais arrojados já deixam ordens de compra por ali, os mais conservadores devem aguardar um candle de reversão ou um pivot de alta num gráfico de 60 ou 30 minutos

JBSS3 - Iniciou bem o pregão, mas fechou com um candle feio, perto da mínima. Pra quem gostaria, mas não conseguiu entrar, deu nova chance. Stop continua abaixo da mínima de quarta.

BBDC4 - Trade sugerido ontem evoluiu bem. Existe uma resistência intermediária em 28,45, onde uma realização parcial pode ser feita, subindo o stop da posição restante.

MAGG3 - Gerou entrada ontem, mas não evoluiu ainda como esperamos. No fim do pregão fez um enorme candle negativo, assustando muita gente. Esse negócio foi anulado pela Bovespa, pode ter sido um erro no envio de alguma ordem. Stop continua abaixo do fundo em 22,06

CSNA3 - Abriu com gap e ao romper a máxima da primeira hora, gerou entrada. Quem é prudente já vendeu um pedaço da posição, já que o papel subiu ontem quase 7%. A outra opção é colocar o stop abaixo de um fundo formado no gráfico de 60 minutos em torno de 79,70

Quase todos os trades sugeridos já deram bom lucro, portanto é fundamental para o especulador de curto prazo não devolver tal ganho ao mercado. Por isso gosto de realizações parciais. Diminui a exposição ao risco e o estresse inerente a atividade.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Análise diária - Quinta, 5 de junho

IBOV - Em tendência terciária de baixa, atingiu o suporte em 68.500 pontos e tocando na banda de bollinger inferior. Um possível repique poderá ocorrer, visto o estado sobre-vendido do mercado. A perda deste suporte deverá levar ao nível de 65.800 pontos

INDFUT. - Indica no momento abertura em alta com + 0,87%


ESTC11 - Stop continua na mínima de ontem. É provável (e saudável) uma movimentação lateral por alguns pregões e posterior rompimento. Se isso acontecer estará configurado um mastro-bandeira.


FFTL4 - Papel demonstrando força, se recusando a corrigir, mesmo com a derretida do mercado. Pode estar formando um mastro-bandeira. Próxima compra no rompimento da máxima em 121,80


TEND3 - Acionou stop ontem ao perder a mínima de terça.


GPIV11 - Após a abertura das bandas de bollinger o papel deu uma bela arrancada ontem subindo quase 6%. Trades mais desconfiados já podem pensar em realizar parte da posição, conforme análise de terça


TEMP3 - São duas possibilidades de entrada. Ou aguardamos o pullback até o topo anterior rompido em 7,11 ou uma movimentação lateral com posterior rompimento de 7,90.


JBSS3 - Recuou até o topo anterior rompido e fez um candle de reversão. Pros que gostam de fibonacci, atingiu a retração de 38% do movimento de alta anterior. A superação da máxima de ontem gera entrada. Stop abaixo da mínima de ontem

BBDC4 - Bateu no suporte em 36,80 formando uma estrela. Pode ser um trade interessante, o stop está curto, abaixo deste valor.

MAGG3 - Vale observar este papel mais de perto. Se encontra em forte tendência de alta, corrigiu até quase a MM21 e agora faz um candle interessante. Superando a máxima de ontem gera entrada para mim.

CSNA3 - Fez uma estrela em cima da banda de bollinger inferior. Não existe mais nada, além da banda inferior que dê suporte, mas o papel vem em forte tendência de alta. Superando a máxima de ontem pode gerar entrada com stop na mínima.





quarta-feira, 4 de junho de 2008

Conceito de suporte e resistência


Suporte - Região na qual a pressão compradora é maior que a pressão vendedora, freiando o movimento de queda do mercado.

Resistência - Região na qual a pressão vendedora é maior que a pressão compradora, freiando o movimento de subida do mercado.

Essas zonas nada mais são que a lei de mercado demanda x oferta, e o efeito psicológico sobre os investidores e especuladores.

Quando o preço de um ativo vem subindo e atinge uma zona de resistência, é natural que os investidores comecem a lembrar dos preços e a achar que o ativo já está caro e parem de comprá-lo. Quem já tem o ativo pensará em vendê-lo, julgando ter atingido o preço-alvo e conseguido um bom lucro com o mesmo.

Quando o preço de um ativo vem caindo e atinge uma zona de suporte, é natural que comecem a lembrar dos preços e a achar que o ativo está barato novamente e comecem a comprá-lo.
Os vendedores, por sua vez, começam a achar que estão oferecendo muito pouco pelo seu ativo e assim param de vendê-lo.

Muitos investidores fazem apenas o básico: Compram no suporte e vendem na resistência. E são bem sucedidos apenas fazendo isso.

Se uma resistência for rompida, ela tende a tornar-se uma região de maior pressão compradora, ou seja, um suporte. Por outro lado, se uma região de suporte for perdida, ela poderá passar a ser uma resistência quando os preços retornarem até ela após a queda.


IMPORTANTE: Em fortes altas não há resistência que impeça o movimento dos preços para cima. E em fortes baixas não existe suporte que segure o movimento de queda







Análise diária - Quarta, 4 de junho

IBOV - Perdeu uma zona de suporte importante e fez um pivot de baixa, acionando stops de algumas posições abertas. Tecnicamente está em tendência terciária de baixa. Próximo suporte em 68.500 pontos . Compras só com set-ups muito claros.

ESTC11 - Stop na mínima de ontem.

FJTA4 - Stop acionado ontem na perda dos 9,99

FFTL4 - Fez mais um candle de reversão, um doji. Stop da posição restante (ou da posição total pra quem não optou pela realização parcial em 121,50) deve ser puxado pra mínima de ontem.

TEND3 - Ainda resiste a perda da mínima de segunda. Stop fica abaixo da mínima de segunda, não de ontem. Meus stops eu só movimento para cima, nunca para baixo.

GPIV11 - Não tomou muito conhecimento da forte queda do mercado ontem e segue seu curso. Próxima resistência só em 19,80

TEMP3 - Outro papel que demonstra muita força. A expectativa era de retorno (pullback) até o topo anterior rompido, mas parece que não vai nos dar essa colher de chá, dificultando a entrada no papel

GGBR4 - Corrigiu pouco ontem em relação ao resto do mercado. Só o rompimento de 84,50 gera entrada. A outra opção é um recuo até um topo anterior rompido ou ao menos a MM21 e um candle de reversão.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Análise diária - Terça, 3 de junho

IBOV - Encontra-se no meio de uma congestão, dificultando operações. O suporte está em torno de 70.500 pontos e a resistência em 73.500 pontos. O ideal seria o rompimento desta resistência para gerar entradas mais seguras.

JBSS3 - Gerou stop ao perder a mínima de sexta. Trade fechado com um lucro fantástico

ESTC11 - Fez um candle de reversão (ou indecisão) chamado enforcado. Stop encurtado mais uma vez, ficando abaixo da mínima de ontem.

FJTA4 - Fez o pullback até a zona de 10,00, antiga resistência que agora serve como suporte. Stop abaixo dos 9,99

FFTL4 - Stop da posição restante (ou da posição total pra quem não optou pela realização parcial em 121,50) deve ser puxado pra mínima de ontem.

BBAS3 - O pullback até o TH rompido foi um pouco além do desejado. Desconfigurou o cenário ideal, não gerando compra, por enquanto.

TEND3 - Fazendo sucessivos candles de reversão chamados de estrelas, mas não perdendo o topo anterior rompido. Stop fica abaixo da mínima de ontem

BBDC4 e ITAU4 - Gerou stop da posição remanescente ao perder a mínima de sexta. Operações das duas tiveram bom lucro

BRAP4 - Trade evoluiu, mas o stop continua abaixo do fundo anterior em 47,80.

VALE5 - Gráfico bastante similar a BRAP4. Parece ter formado fundo em 53,40 e duas estrelas que podem indicar um trade curto. Stop abaixo do fundo.

GPIV11 - As bandas de bollinger (que, entre outras coisas, mede a volatilidade) se estreitaram e agora abriram. Rompeu resistência importante e o movimento teve bom volume.

TEMP3 - Rompeu TH, mas num movimento já muito esticado. O ideal seria um pullback até a região entre 7,06 e 7,11 pra gerar entrada mais segura

GGBR4 - Entre as grandes siderúrgicas é a que mostra mais força no momento. O rompimento de 84,50 gera entrada.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Análise diária - Segunda, 2 de junho

IBOV - A congestão de curtíssimo prazo dificulta novas entradas, por isso a seleção de ativos deve ser ainda mais criteriosa.

INDFUT. - O índice futuro indica uma abertura em baixa nesta segunda. No momento - 1,22%

ESTC11 e JBSS3 - Mais uma encurtada de stop pra mínima de sexta.

FFTL4 - Atingiu o objetivo inicial em 121,50. Traders que gostam de saídas parceladas já realizaram parte do lucro e agora é só subir o stop pra mínima do dia anterior

FJTA4 - O ideal seria um pullback até a zona de 10,00 , cabeça do pivot rompida, pra gerar entradas mais seguras. Quem está dentro só administra o stop.

BBAS3 - Rompeu o TH, mas num movimento que já me parece um tanto esticado demais. O ideal seria um pullback até o TH rompido

TEND3 - Como o mercado está me parecendo mais confuso, a sugestão de stop é abaixo da mínima de quinta, que ficaria um pouco abaixo do topo anterior rompido

BBDC4 e ITAU4 - Quem optou por realizar parte do lucro já está menos ansioso com a volatilidade e deixou o stop da posição restante abaixo da mínima de sexta.

BRAP4 - Fez um candle de reversão em cima de um topo anterior rompido que agora serve como suporte. Na sexta tivemos grande volume. Pode gerar um trade interessante